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Drill Core: Drill baby, drill!

Drill Core
Drill core

Ao saber da promessa de exploração, gestão de recursos e muita ação num roguelite viciante, o Central Comics saltou para a plataforma e agarrou na broca para testar Drill Core.

Jogo: Drill Core

Disponível para: PC (Steam)

Plataforma testada: PC

Estúdio: Hungry Couch Games

Editora: tinyBuild

Sinopse de Drill Core

Drill Core é um tower defense roguelite de estratégia e gestão de recursos que nos leva até planetas distantes que temos de explorar até ao tutano, enquanto nos defendemos dos terríveis monstros que os habitam.

Drill Core está a ser desenvolvido pela Hungry Couch Games e é publicado pela tinyBuild.

Análise TLDR de Drill Core

Não há nada de errado em criar um jogo inspirado noutro título, desde que não nos apresentem um clone de tal título. Drill Core é claramente inspirado em Dome Keeper, porém, consegue a proeza de se destacar por direito próprio com elementos originais, mecânicas inovadoras e algum humor.

Embora prejudicado por alguns bugs e imperfeições com impacto relevante na experiência, nomeadamente ao nível do desempenho, este é um título divertido que promete várias horas de entretenimento, com uma jogabilidade viciante e um loop interessante.

Cavar e construir.

História de Drill Core

Num futuro distante, a humanidade ganha a capacidade de viajar entre sistemas solares e de explorar outros planetas, seja para os terraformar e habitar, ou para extrair recursos preciosos. Contudo, o ser humano permanece fiel a si mesmo e não abdica da sua propensão para aniquilar completamente espécies autóctones em nome do progresso.

Jogabilidade de Drill Core

Numa espécie de premonição quanto ao caminho que a nossa espécie está a seguir, tendo em conta as nossas mais recentes escolhas políticas que promovem máximas como «Drill baby, drill!» (sigh!), em Drill Core, somos enviados em diversas missões, em planetas distintos, em nome do progresso da nossa espécie. Embora os objetivos variem, a forma de os alcançar passa sempre por escavar (Drill) até uma certa profundidade para lá largarmos um núcleo (Core) explosivo. No entanto, compondo a vertente tower defense, esta tarefa é-nos dificultada pelos monstros que habitam estes planetas e nos atacam à noite, sendo que só podemos escavar durante o dia (sob risco de perdermos os nossos funcionários).

Este título também nos apresenta uma muito satisfatória metaprogressão num loop roguelite, em que acumulamos recursos em cada nível que podemos depois investir no menu inicial para obter vantagens estratégicas nas missões seguintes.

Em Drill Core, começamos com uma plataforma vazia e uma equipa reduzida. Durante o dia, cabe-nos expandir a equipa, erguer edifícios e construir torres de defesa com os recursos que escavamos do solo por debaixo da plataforma, à medida que vamos descendo até profundidades cada vez maiores (progressão por níveis).

À noite, temos de defender a nossa operação de vagas de inimigos que descem sobre nós, com recurso não só às torres que construímos, como também dos vários edifícios que nos dão poderes ativáveis e vantagens passivas.

Os monstros saem à noite.

Gráficos e som de Drill Core

Não diria que os gráficos de Drill Core são um ponto positivo, até porque alguns elementos de animação parecem ter sido feitos à pressa, ou por alguém sem grande experiência, o que, sem ser terrível nem me impeça de jogar, não deixou de me afetar a experiência.

Já o som não prejudica o jogo, e até tenho a perceção que acrescenta algo na vertente humorística que o jogo tenta apresentar.

Algumas animações poderiam ser melhores.

Postas de pescada e um par de botas

Nos dias que correm, é raro vermos um jogo lançado no seu estado final, sendo os acessos antecipados com atualizações periódicas a regra geral. Independentemente da nossa opinião sobre isto, as coisas são como são. Se tivesse de julgar, teria de dizer que estou dividido. Se é verdade que existem jogos lançados sem estarem minimamente prontos para publicação, sinceramente, numa total falta de respeito pelos consumidores (nós, os gamers) ao abrir a porta a fraudes e a outros abusos de confiança — como The Day Before, Wild West Dynasty ou Your Journey of Survival — também é verdade que existem jogos lançados em acesso antecipado que já são excelentes em fases pré 1.0, mas que não param de ficar melhores através do investimento obtido em tal acesso antecipado, tornando-se autênticas pechinchas, considerando as horas que os jogamos — como 7 Days to Die, Valheim ou Mirthwood.

Diria que Drill Core tem potencial para se encaixar nesta segunda categoria, mas a equipa de desenvolvimento tem muito trabalho pela frente para polir o jogo para que se torne muito bom, ou excelente, e justifique o preço pedido. Por agora, diria que é apenas “OK”.

+++

Humor, loop roguelite e mecânicas próprias.

Bugs relevantes ao nível do desempenho, descuido nem algumas animações e falta de polimento geral.

Tower defense.

Classificação: 6,5/10

Embora não seja a classificação mais alta de sempre, a boa notícia é que basta à equipa de desenvolvimento limar algumas arestas e estaria disposto a subir um ponto, ou até mais um pouco.

Drill Core está disponível no Steam por 19,50 €.

Para terminar, fica a dica indispensável: um diamante escavado tem de ser polido para alcançar o seu valor mais alto.

Gameplay de Drill Core:

Trailer de Drill Core:

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