Documentário sobre o Timex Apresentado com Grande Sucesso
No passado dia 6 de junho, o Cine-Teatro Turim, em Benfica, foi palco da estreia do documentário “TIMEX: UMA REVOLUÇÃO POR CONTAR”, produzido pela Galgo Filmes para a RTP.
O evento, organizado com a colaboração da Junta de Freguesia de Benfica, reuniu cerca de uma centena de convidados, incluindo empresários e empreendedores dos setores tecnológicos, gaming e media, representantes de associações do setor, e muitos amigos.
Este projeto é fruto de uma colaboração de aproximadamente dois anos entre o Museu LOAD ZX e a Galgo Filmes, e conta com a assessoria técnica do Museu LOAD ZX.
Para além do documentário apresentado, está também em produção uma minissérie de quatro episódios focada no trabalho de João Diogo Ramos, fundador do Museu LOAD ZX, na sua busca por peças e histórias únicas para enriquecer a coleção do museu. Esta série promete revelar muitas histórias escondidas da tecnologia em Portugal.
O documentário “TIMEX: UMA REVOLUÇÃO POR CONTAR” destaca a trajetória pioneira da TIMEX Portugal, uma empresa que liderou a inovação tecnológica no país durante as décadas de 70 e 80, a partir da sua unidade fabril em Almada. Milhares de trabalhadores lidavam com tecnologia de ponta nas áreas de relojoaria, computação e engenharia. O documentário aborda, entre outros temas, a presença significativa das mulheres nesta fábrica, algo quase inédito à época.
A TIMEX teve um papel crucial na produção de relógios e no desenvolvimento e distribuição do microcomputador ZX Spectrum, além de outras tecnologias para empresas como a IBM e a Hugin Sweda. Esta contribuição colocou Portugal no mapa da inovação tecnológica mundial, logo após a Revolução de Abril. O documentário apresenta uma forte componente estética e sonora, destacando esses momentos de avanço tecnológico.
Pedro Ramalho, fundador da Galgo Filmes, agradeceu a presença dos muitos ex-trabalhadores entrevistados para o projeto e sublinhou a importância dos filmes documentais na preservação da memória. “A partir da parceria com João Diogo Ramos e o Museu LOAD ZX, percebemos a urgência de produzir este documentário, sob pena de perdermos testemunhos e histórias incríveis que poderiam cair no esquecimento,” afirmou. “O trabalho agora apresentado oferece um olhar íntimo sobre como a TIMEX Portugal liderou a inovação tecnológica no nosso país. Uma história que ainda hoje é recordada com muito carinho e que estava por contar.”
João Diogo Ramos contextualizou o trabalho do Museu LOAD ZX, em Cantanhede, desenvolvido com o apoio do Município de Cantanhede. Referiu que a recolha de documentação, objetos e testemunhos, em conjunto com os ex-colaboradores da TIMEX, facilitou a produção deste documentário. “Esta é uma história de inovação, ambição e superação, sobre a produção de tecnologia,” disse Ramos, acrescentando que “hoje faz-se justiça ao impacto do trabalho destas pessoas na disseminação e impacto dos computadores nas nossas vidas.”
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.