Devara: curiosidades do sucesso de Tollywood
Esta semana chega aos cinemas portugueses um dos títulos do cinema indiano mais aguardados deste ano: Devara: Part 1.
Depois do enorme sucesso e presença nos Oscars de RRR: Revolta, Revolução, Rebelião, é o regresso – com dupla interpretação – da super-estrela indiana N.T. Rama Rao Jr. também conhecido por Junior NTR (Junior é para nos lembrar que ele é neto do actor e político N.T. Rama Rao). Devara: Part 1 é o trigésimo filme com NTR. como protagonista.
O cinema indiano teve uma expressão bastante popular junto dos espectadores portugueses nas décadas de ’70 e ’80 do século passado, com filmes em cartaz nas principais salas de Lisboa e Porto durante sucessivas semanas de… lotações esgotadas! Entretanto, os distribuidores portugueses olharam para outras cinematografias e o tradicional cinema indiano perdeu lugar. Mesmo assim, as principais estreias indianas foram chegando aos espectadores nacionais em sessões para público bem específico, com as películas a serem projectadas com legendas em inglês.
Depois de no passado mês a distribuidora NOS Lusomundo Audiovisuais ter estreado o implacável thriller de artes marciais KILL – Viagem Mortal, uma co-produção entre a Índia e os Estados Unidos da América, eis que lança agora Devara: Part 1.
O filme segue a história de Devara, um homem corajoso transformado em lenda pelos seus esforços em proteger os mais pobres e oprimidos.
A história é vagamente inspirada no massacre de Karamchedu, ocorrido em 1985, e aborda a violência e discriminação baseada no sistema de castas. O massacre, que causou a morte a seis pessoas, desencadeou um movimento pelos direitos das pessoas.
Devara: Part 1 é um épico drama, cheio de acção e momentos musicais, falado em telugo (língua falada no Sudeste da Índia), que se divide em duas partes, sendo que ainda não é conhecida data de estreia para a continuação/conclusão.
Escrito e realizado por Koratala Siva, Devara: Part 1 inclui ainda no elenco Saif Ali Khan, Janhvi Kapoor, Shruti Marathe, Prakash Raj, Srikanth, Shine Tom Chacko, Narain, Kalaiyarasan e Murali Sharma. A banda sonora é Anirudh Ravichander (Jawan).
A narrativa depende imenso dos efeitos visuais, e isso exigiu uma pesquisa sobre como aprimorar os resultados obtidos digitalmente. Para isso, específicas sequências foram filmadas e durante alguns meses enfrentaram um detalhado trabalho de criação de efeitos visuais.
O departamento de efeitos visuais e especiais contou com a colaboração de companhias como Advitha Creative Studios (Paisa Vasool), Digital Domain (Titanic, O Senhor dos Anéis), NY VFXWalla (Padmaavat), Oscar FX (Guardiões da Galáxia: Volume 3), Double Negative (Venom: A Última Dança).
As cenas de acção foram cuidadosamente coreografadas para criarem mais impacto nos espectadores, com coordenação de Irfan Khan (Padmaavat), Arun Yadav (Kalki 2898 A.D.), e consultadoria das cenas de acção a cargo de Hisham Chotani (Don 2). As coreografias dos momentos musicais foram da responsabilidade da dupla Bosco-Caeser, que já colaborou em mais de 75 filmes!
“cenas de ação dignas de palmas”, Bollywood Hungama
“Devara: Part 1 é visualmente deslumbrante”, The Times of India
Devara: Part 1 é um filme de Tollywood, o segmento do cinema indiano dedicado à produção de filmes na língua Telugu, e chega aos cinemas portugueses a 10 de outubro.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.