Curta-Metragem portuguesa a caminho dos Oscars
Tio Tomás e a Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa, integra a restrita lista de 10 filmes candidatos à nomeação para o Óscar de Melhor Curta-metragem de Animação. As nomeações serão conhecidas a 13 de Janeiro. A entrega dos Oscars será a 9 de Fevereiro de 2020.
O filme de Regina Pessoa, produzido por Abi Feijó – ambos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood -, é um dos dez filmes pré-selecionados pela Academia para o Óscar de Melhor Curta-metragem de Animação.
A restrita lista de pré-nomeados resulta de uma primeira votação dos membros da Academia que integram os ramos de Curta-metragem e de Filmes de Animação, que votarão agora para eleger os cinco nomeados ao Óscar desta categoria, para a qual se qualificaram, este ano, 92 obras.
Sobre Tio Tomás e a Contabilidade dos Dias, diz a sinopse:
A partir das memórias afectivas e visuais da minha infância, este filme pretende ser uma homenagem ao meu tio Tomás, um homem humilde e um pouco excêntrico que teve uma vida simples e anónima. Com este filme eu gostaria de testemunhar como não é preciso ser-se alguém. para se ser excepcional na nossa vida.
A curta-metragem de 13 minutos já foi seleccionada para 81 festivais de cinema e por 19 vezes foi distinguida. Recentemente também recebeu a nomeação para o prestigiado Annie Award na categoria de Melhor Curta Metragem de Animação.
De fora da corrida aos Óscar 2020 ficam Agouro, de David Doutel e Vasco Sá, e Don’t Feed The Animals, de Guilherme Afonso e Miguel Madaíl de Freitas, duas curtas-metragens de animação portuguesas que também se haviam qualificado para integrarem a lista de filmes candidatos ao Óscar de Melhor Curta-metragem de Animação, e A Herdade, de Tiago Guedes, indicado pela Academia Portuguesa de Cinema para a categoria de Melhor Filme Internacional.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.