Crítica: Animal Man Annual #1
A ongoing do Animal Man teve direito a um “Anual”, um número que geralmente representa um extra na história contínua da personagem principal. Veja aqui a opinião de Miguel Peres e leia as primeiras páginas. (clica na capa para ampliar)[fbshare]
Neste número, Jeff Lemire conseguiu juntar Swamp Thing a Animal Man (Swamp Thing representa o Green, Animal Man o Red), numa história que remonta ao passado dos avatares de cada conceito. Conseguimos perceber que existe 3 realidades essenciais para a vida e que têm de estar equilibradas: o Rot, Green e Red. Aqui enquadra-se Jacob Mullin, um avatar que já foi como Buddy Baker (o actual Animal Man). O mote é dado por Socks, gato que está com Maxine e enquadra-a (e ao leitor) no panorama geral e nas próprias origens de cada realidade.
Este número, embora não seja obrigatório para perceber a série regular, dá-nos um “extra” importante para perceber certos aspectos, sobretudo de como cada realidade funciona e está interligada entre si. Jeff Lemire recorre ao passado, mas assusta-nos com um leve toque do futuro da humanidade (e dos super-heróis!). Todo o argumento é equilibrado, conseguindo dar destaque a todos de igual modo.
Já a escolha da arte não recaiu sobre Travel Foreman ou Steve Pugh, mas sim em Timothy Green II: uma arte parecida e que não choca para quem tem acompanhado o trabalho dos 2 autores já referidos, mas que tem o seu toque pessoal. As expressões dos personagens estão mais exageradas e aumentadas e Timothy não arrisca tanto nos layouts das pranchas como é habitual em cada história de Jeff Lemire. Timothy tem menos pormenor que Travel Foreman, mas consegue sempre manter a linha segura.
[ad#posts]
Quem está em cima do acontecimento e quer aquele extra que adoça a coleção de qualquer fanático de BD, aconselho comprarem este número. Tem um certo toque de tie-in com a ongoing do Swamp Thing, aguçando a curiosidade para acompanhar a série do monstro verde.
As primeiras páginas (clica para ampliar):
Argumento: Jeff Lemire
Arte: Timothy Green, Joseph Silver
Editora: DC Comics
Preço de capa: $4.99
Classificação: 7/10
MIGUEL PERES
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.
Este título estava melhor debaixo do selo Vertigo. Penso que com essa opção, teria mais liberdade e podiam levar a personagem a outros voos.