Conheça Realizadores e Convidados de Destaque no Fantasporto 2025
O Fantasporto 2025 está a chegar e, como sempre, traz consigo uma seleção de realizadores e convidados de renome internacional. Conhece alguns dos cineastas que marcarão presença no festival este ano!
O 45.º Festival Internacional de Cinema do Porto decorrerá entre 28 de fevereiro e 9 de março nas icónicas salas do Centro de Cinema Batalha.
Alberto Sciamma – Cielo
O realizador e argumentista Alberto Sciamma, nascido em Barcelona, regressa ao Fantasporto. Conhecido por Killer Tongue (1996), Jericho Mansions (2003) e I Love My Mum (2018), apresenta agora Cielo.
Cutter Hodierne – Cold Wallet
Iniciou a sua carreira filmando conteúdos para os U2 durante as suas digressões. Com Fishing Without Nets (2014), conquistou o Grande Prémio do Júri no Sundance Film Festival. O seu novo filme, Cold Wallet (2024), é produzido pelo aclamado Steven Soderbergh.
Dennis C. Evangelista – Lola Magdalena
Regular no Fantasporto, traz agora uma história emocionante sobre amizade, sobrevivência e respeito, centrada num grupo de mulheres marginalizadas.
Einar Braathen & Anne Kjersti Bjorn – The Carnation Revolution
Braathen, investigador norueguês especialista em democracia e desenvolvimento, esteve em Portugal no 25 de Abril de 1974. Em parceria com a realizadora Anne Kjersti Bjorn, estreia o documentário The Carnation Revolution (2024), que relembra esse momento histórico.
Yukihiko Tsutsumi – The Killer Goldfish
Mestre do horror japonês, Tsutsumi destaca-se pela sua longa carreira no cinema e na televisão. Premiado em festivais como Hochi Film Awards e Festival de Seoul, regressa com The Killer Goldfish (2024).
Fernando Cortizo – O Apóstolo 2: En Busca de la Santa Compaña
O cineasta galego apresenta a aguardada sequela de O Apóstolo (2013), filme que conquistou o Prémio Especial do Júri no Fantasporto.
Masakazu Kaneko – River Returns
Realizador japonês premiado, vencedor do Festival de Karlruhe com Ringu Wandaringu (2021), regressa agora com River Returns, que arrecadou o Prémio de Melhor Filme no Festival de Gijón.
Shinobu Yaguchi – Dollhouse
Realizador aclamado, venceu prémios de argumento no Festival de Yokohama e no Netpac Award no Festival de Puchon. Dollhouse (2025) é o seu mais recente trabalho.
Philip Kalin-Hajdu – Mom
Outro nome bem conhecido do Fantasporto, volta a abordar histórias de mulheres marginalizadas, num filme comovente sobre amizade e sobrevivência.
Sigrid Andrea Bernardo – Pushcart Tales
Realizadora filipina multipremiada, conhecida por Anita’s Last Cha-Cha-Cha (2013) e Untrue (2019), traz ao festival Pushcart Tales.
Yoshitaka Kamada – Ranshima Bound
Realizador japonês experiente, regressa com Ranshima Bound, uma nova incursão pelo cinema dramático e social.
Ailleen Li – Dead Talent Society
Produz a nova comédia de John Hsu, realizador vencedor do Prémio Melhor Filme do Orient Express no Fantasporto com Detention.
Kristoffer Lou Agoncillo – Scarecrow
Uma história sobre uma família disfuncional e as suas relações tumultuosas, num ambiente rural afetado pela seca.
Luis Diogo – O Criador de Ídolos
Um dos mais premiados realizadores portugueses, com mais de 34 prémios internacionais, regressa com O Criador de Ídolos (2025), dando continuidade ao seu legado de sucessos no Fantasporto.
O Fantasporto 2025 promete uma edição memorável, reunindo talento de todo o mundo para celebrar o cinema de género!
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.