Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Falta uma semana para o Coimbra BD 2023

O festival Coimbra BD 2023, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra por meio da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico, acontecerá de 10 a 12 de novembro no Convento São Francisco.

O programa do evento foi divulgado a 2 de novembro, durante uma conferência de imprensa no Café-Concerto do CSF, com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva, e do vereador das Bibliotecas, Francisco Queirós.

Coimbra BD 2023

Nesse programa consta mais de 40 atividades, incluindo debates, lançamentos de livros, exibições de filmes, visitas a exposições, interações com a comunidade de Cosplay, área de Artist’s Alley, sessões de autógrafos, workshops e atividades relacionadas a jogos de cartas (TCG) e jogos de tabuleiro, zona kids e espaço Gaming.

A entrada gratuita, e o horário é das 10h00 às 21h00 na sexta-feira e no sábado, e das 10h00 às 18h00 no domingo.

O evento destaca o melhor da arte sequencial em Portugal para diversos públicos, atraindo um número crescente de entusiastas.

Estão confirmadas as presenças de vários convidados especiais, incluindo Joana Afonso, Joana Rosa, Rita Alfaiate, Jorge Coelho, Luís Louro, Miguel Mendonça, Dário Duarte (Derradé), Catarina João, Inês Anacleto, Leonardo Fonsalido (Knights Collecting), Tiago Peralta e Yoarte (Edson).

Haverá também a presença de várias editoras da área da BD a nível nacional, como por exemplo: Dr. Kartoon, A Seita, Umbra, Arte de Autor, Ala dos Livros, Devir, Penguin Random House, Grupo Presença, GFloy, Levoir, Gradiva, Convergência, etc.

Do programa, a organização destaca:

  • O workshop “Formas Sequenciais”, por Joana Afonso. Este workshop, dividido em duas partes, começará com uma folha em branco, na qual os participantes terão a oportunidade de experimentar abordagens descontraídas na criação de personagens. Na segunda fase, utilizando os personagens criados, será elaborada uma pequena história em banda desenhada, explorando assim a linguagem narrativa que as imagens podem transmitir.
  • As sessões de desenho ao vivo conduzidas por Luís Figueiredo
  • “Desenhos Concertados”, onde Leonardo Pinto (Comix Studios) e Leonel Mendrix (Rapaz Improvisado) pretendem criar histórias de forma improvisada em tempo real.

É fundamental mencionar a área de Cosplay. Neste contexto, haverá uma exposição de fatos de Cosplay e o tradicional desfile. Além disso, vale a pena destacar o universo dos jogos de cartas e tabuleiro, com atividades que prometem envolver todos os jogadores, incluindo a participação dos Duros do Mondego, que realizarão demonstrações de Wargamming, Dungeons and Dragons, e Pintura de Miniaturas.

Por outro lado, vários artistas criarão e demonstrarão a sua arte, além de painéis com artistas e fãs de banda desenhada para discutir as criações deste evento e da cultura pop em geral.

No que diz respeito à programação destinada aos mais jovens, especialmente para alunos dos 1º e 2º ciclos (com cerca de 43 minutos de duração), serão exibidos curtas-metragens como “O Grande Prémio”, “Os Sapatos do Louis”, “Entre Duas Irmãs”, “Todo-o-Terreno”, “A Mesa”, “Luce e a Rocha”. Além disso, para crianças a partir dos três anos, serão exibidos filmes como “Lucy”, “Penas Coloridas”, “Girassol”, “Sobre Coati” e “A Sopa de Franzy”.

O cartaz desta edição foi criado pela artista Joana Afonso, que também marcará presença no evento.

Facebook (facebook.com/CoimbraBD)
Instagram (instagram.com/coimbrabd/)

Coimbra BD 2023
Foto: coimbra.pt

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

2 thoughts on “Falta uma semana para o Coimbra BD 2023

  1. A Câmara falha redondamente, os “profissionais” da BD compactuam, e assim nasce mais um festival triste. Ai Portugal, Portugal….

  2. Um bocadinho triste é o comentário acima, reiterado que está o sucesso do Festival junto do público e dos profissionais presentes. Profissionais dos que não levam aspas, mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights