Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Clássicos da Literatura Portuguesa em BD: Os Lusíadas (vol.11) e Peregrinação II (vol.12)

A Levoir e a RTP editaram, no passado fim-de-semana na abertura do Festival Amadora BD, dois volumes da sua coleção Clássicos da Literatura Portuguesa em BD, os Lusíadas como volume 11 e Peregrinação II como volume 12.

Lusíadas – Volume 11

      Lusíadas 

Este volume, que se trata de uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, foi adaptado do argumento de Luís de Camões por Pedro Moura e as ilustrações foram da parte de Daniel Silvestre, João Lemos e Miguel Rocha.

Os Lusíadas foram escritos pelo poeta português Luís Vaz de Camões e publicados em 1572. Trata-se de um poema épico, que glorifica o povo português. Narra a descoberta do caminho marítimo para a Índia pelo navegador Vasco da Gama.

Camões nasceu em Lisboa, por volta de 1524.  Em 1527, durante uma epidemia de Peste, em Lisboa, D. João III e a corte transferiram-se para Coimbra, os pais e Camões com apenas três anos, acompanharam o rei.

LusíadasLusíadasLusíadas

Luís de Camões viveu a sua infância na época das grandes descobertas marítimas e também no início do Classicismo em Portugal. Foi aluno do colégio do convento de Santa Maria e tornou-se um profundo conhecedor de história, geografia e literatura.

Em 1537, D. João III transferiu a Universidade de Lisboa para Coimbra. Camões iniciou o curso de Teologia, mas levava uma vida irrequieta, desordeira, além da fama de conquistador, mostrando pouca vocação para a Igreja.

Em 1544, com 20 anos, deixou as aulas de teologia e ingressou no curso de filosofia. Já era conhecido como poeta. Nessa época, compôs uma elegia à Paixão de Cristo, que ofereceu ao seu tio. Os seus versos revelam que estudou os clássicos da Antiguidade e os humanistas italianos. Atualmente, é leitura obrigatória no 9º ano de escolaridade.

LusíadasLusíadas

Características Vol. 11
Argumento e ilustração
– Pedro Moura, Daniel Silvestre, João Lemos e Miguel Rocha
Dossier Pedagógico – José Augusto Bernardes
Capa dura – design de Silva Designers
Preço – 15,90€
Nº páginas – 64 a cores
Formato – 210 x 285 mm

LusíadasLusíadas

Peregrinação II – Volume 12

Peregrinação II     

O segundo volume de Peregrinação, tal como o primeiro tem argumento da responsabilidade de João Miguel Lameiras e é ilustrado por Miguel Jorge, além do dossier ser da autoria de Paulo Silva Pereira.

Trata-se de um dos grandes clássicos da literatura de viagens. Editado pela primeira vez em 1614, tornou-se logo num sucesso editorial notável, sendo ainda hoje um dos livros portugueses mais traduzidos no mundo. E o caso não é para menos: trata-se de um relato excecional não apenas pelo seu inegável merecimento literário, mas também por constituir um documento histórico de incalculável valor para se conhecer a vida e os costumes dos povos orientais no século XVI, bem como os meandros da presença portuguesa na Ásia, descrita sem condescendências por Fernão Mendes Pinto.

Peregrinação IIPeregrinação IIPeregrinação II

A obra trata da chegada e da estadia de Fernão Mendes Pinto no Oriente, apresentando o relato das expedições dos descobridores e conquistadores portugueses. A imagem dos navegadores portugueses que perpassa nesta obra é sobretudo picaresca, assumindo-se como um anti-herói, capaz das piores façanhas para lograr os seus objetivos, geralmente pilhar e roubar as populações nativas para enriquecer e regressar à pátria no alto da penha.

Fernão Mendes Pinto (1510?-1583) nasceu em Montemor-o-Velho e faleceu em Almada. Pouco se sabe da vida real deste autor. Pensa-se que era um comerciante que negociava no Índico, entre o Japão, a Índia e a China. Regressou a Portugal por volta de 1557 e casou com D. Maria Correia Brito, instalando-se numa quinta do Pragal.

Peregrinação IIPeregrinação II

Características Vol. 12
Argumento e ilustração –
João Miguel Lameiras, Miguel Jorge
Dossier Pedagógico – Paulo Silva Pereira
Capa dura – design de Silva Designers
Preço – 15,90€
Nº páginas – 64 a cores
Formato – 210 x 285 mm

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights