Cinemas lutam pela sobrevivência
Mais um fim-de-semana com salas de cinema encerradas e as que se mantiveram abertas foram adaptadas às exigências governamentais de cumprirem com os horários de recolhimento obrigatório com os exibidores a programarem sessões no período da manhã no sábado e domingo. O reduzido número de bilhetes vendidos em Portugal durante o passado fim-de-semana continua a refletir as dificuldades que a exibição cinematográfica está a viver. Distribuidores de filmes e exibidores lutam pela sobrevivência.
Miss, o mais recente filme do realizador Ruben Alves. Continua a ser o filme mais procurado pelos espectadores portugueses. Miss levou aos cinemas 1 261 espectadores entre quinta-feira e domingo, e aproxima-se dos 5 mil bilhetes vendidos em Portugal.
A Warner Bros. estreou Super-Inteligência nos cinemas portugueses, e a comédia com Melissa McCarthy terminou o fim-de-semana com 1 031 bilhetes vendidos.
O thriller de acção Um Último Golpe e o drama social português Listen continuam a ser filmes procurados pelos espectadores portugueses.
A Disney continua a repor nas salas de cinemas alguns dos seus sucessos mais recentes. No passado fim-de-semana Toy Story 4 regressou aos cinemas e foram 338 espectadores assistir à derradeira aventura de Woody e amigos brinquedos. Recorde aqui a entrevista do Central Comics às vozes nacionais.
Uma das heroínas mais poderosas do Universo também regressou ao grande ecrã dos cinemas nacionais: Captain Marvel, estreado em Março de 2019, foi visto por 180 espectadores ao longo do fim-de-semana.
A Leopardo Filmes repôs em sala de cinema o premiado filme de Wong Kar Wai In the Mood for Love – Disponível para Amar. Ao longo do fim-de-semana a cópia digital restaurada foi vista por 282 espectadores, e foi o filme com o melhor resultado na média por ecrã.
No passado fim-de-semana foram vendidos 7 353 bilhetes nos cinemas portugueses.
Box Office Portugal – Fim-de-Semana de 3 a 6 de Dezembro
# | TÍTULO | DIAS EM EXIBIÇÃO | ESPECTADORES NO FIM-DE-SEMANA | ECRÃS | TOTAL DE ESPECTADORES |
1 | Miss | 11 | 1 261 | 51 | 4 866 |
2 | Super-Inteligência | 4 | 1 031 | 56 | 1 031 |
3 | Um Último Golpe | 39 | 806 | 44 | 25 254 |
4 | Listen | 46 | 602 | 38 | 36 976 |
5 | Trolls: Tour Mundial | 39 | 351 | 27 | 11 251 |
6 | Salma e o Grande Sonho | 39 | 347 | 28 | 8 012 |
7 | Toy Story 4 | 107 | 338 | 28 | 400 551 |
8 | A Maldição de Larry | 39 | 284 | 17 | 9 585 |
9 | Disponível para Amar | 8 | 282 | 2 | 282 |
10 | A Linha do Horizonte | 32 | 224 | 25 | 5 584 |
Dados ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual; Ordenado por número de espectadores.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.