CinemaCon 2023: O Cinema em Festa
Por estes dias Las Vegas celebra o Cinema no CinemaCon 2023, o evento que reúne sobretudo os exibidores da 7ª arte.
Entre apresentação de novas soluções para salas de cinema, que vão de cadeiras a sistemas de som ou tecnologia de projecção, o destaque na imprensa especializada vai para os títulos que são antecipados para estrear no grande ecrã.
Os principais estúdios de Hollywood aproveitam a oportunidade para revelarem, em Las Vegas, imagens exclusivas das suas estreias para este Verão, ou até mesmo apresentarem em primeira mão os seus filmes.
O público não tem acesso ao CinemaCon, sendo o acesso exclusivo a profissionais da exibição cinematográfica e imprensa especializada ou profissionais.
A Sony Pictures abriu o CinemaCon 2023 com uma lista das principais estreias e anúncios de trailers de filmes como Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, The Equalizer 3: Capítulo Final, Insidious: A Porta Vermelha, Kraven The Hunter, Gran Turismo: O Filme, Bad Boys 4 e Napoleão de Ridley Scott.
A Warner Bros. Discovery apresentou inúmeros trailers a 25 de abril, o segundo dia do megaevento. Entre os títulos estavam três filmes do DC Extended Universe (DCEU) — The Flash, Blue Beetle e Aquaman and the Lost Kingdom.
Outros filmes que tiveram trailers, filmagens ou notícias foram Dune Part Two, Barbie, A Cor Púrpura, The Nun 2, Beetlejuice 2 e Wonka entre outros. No final do dia, a Warner Bros. mostrou o filme The Flash, numa projecção exclusiva que fez a delícia dos presentes.
A Disney aproveitou o CinemaCon para revelar cenas e empolgar as audiências para as estreias das próximas semanas: A Pequena Sereia, Guardiões da Galáxia Volume 3, Indiana Jones e o Marcador do Destino, Elemental, A Mansão Assombrada, As Marvels.
Entre os novos trailers exibidos, destaque para Next Goal Wins, The Creator, A Haunting in Venice de Kenneth Branagh ou Wish, a nova animação da Disney.
O novo capítulo de The Boogeyman foi projectado para os espectadores do CinemaCon.
A Universal, o estúdio detentor do primeiro filme a atingir a marca dos mil milhões de dólares em 2023 (Super Mario Bros. O Filme), revelou que tem mais títulos capazes de resultados extraordinários nas bilheteiras.
Os destaques da Universal foram (obviamente) para Velocidade Furiosa X, Oppenheimer, Patos!, Rafeiros, Trolls 3 – Todos Juntos!.
A audiência assistiu ao primeiro trailer para The Exorcist: The Beliver, e surgiram novidades de filmes como O Panda do Kung-Fu 4, Fall Guy de David Leitch e com Ryan Goslin e Emily Blunt ou Wicked Part I.
Vin Diesel revelou que Velocidade Furiosa X – Parte 2 terá estreia em 2025.
A Focus Feature subiu ao placo do Cinemacon para falar de Asteroid City, Viram-se Gregos para Casar 3, The Holdovers de Alexander Payne com Paul Giamatti, Drive Away Doll, de Ethan Coen e Tricia Cooke, e do Jeito Que Elas Querem: Um Novo Capítulo.
A Paramount Pictures encerrou o CinemaCon 2023, com novos trailers de títulos como Missão: Impossível – Ajuste de Contas Parte Um ou Transformers: O Despertar das Feras.
A tarde de Cinemacon levou Martin Scorsese ao palco para uma conversa, e onde surgiu o primeiro teaser para Killers of the Flower Moon. A Quiet Place: Day One também teve as primeiras imagens reveladas, e soube-se que John Krasinki também está a preprarar o filme familiar IF. A presença da Paramount Pictures trouxe ainda novidades sobre Tartarugas Ninja: Caos Mutante, novos filmes de animação de Avatar: The Last Airbender e Transformers e revelou One Love, o filme biográfico sobre Bob Marley.
A Lionsgate encerrou o evento com a projecção da comédia do próximo Verão Joy Ride (estreia a 6 de julho em Portugal), não sem antes revelar o trailer para The Hunger Games: A Balada dos Pássaros e das Serpentes.
De fora do painel do estúdio ficaram próximas estreias como O Meu Pai é um Perigo, White Bird: A Wonder Story, Os Mercenários 4 ou Saw X.
A festa do Cinema termina com a entrega do Big Screen Achievement Award: Spirit of Industry a Christopher Nolan.
(Os trailers revelados no CinemaCon serão lançados na internet e nas salas de cinema de acordo com os planos de marketing de cada filme).
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.