Cinema – Crítica: A Nota Perfeita
Chega aos cinemas A Nota Perfeita (A Batida Perfeita, no Brasil). um filme ambientado na indústria da música pop americana e centrado na assistente de uma cantora.
Maggie trabalha dia e noite para atender aos caprichos da lendária cantora Grace Davis. Mas, Maggie não quer ser apenas uma assistente pessoal da cantora, ela deseja ser produtora musical. A ambição e determinação de Maggie acaba por colocar em risco o seu emprego. Até que ela escolhe arriscar em David, um promissor cantor.
Apesar da história já ter sido explorada, A Nota Perfeita é uma abordagem leve sobre conquistar os sonhos.
O argumento da estreante Flora Greeson tem a coragem de abordar a temática das mulheres na indústria musical: ao apresentar uma jovem Maggie com coragem para falar, fazer e perseguir os seus sonhos, assim como mostrar uma cantora de sucesso bastante frágil e sem voz para decidir. Seria apenas mais um dia de trabalho! O argumento poderia ser mais profundo no conflito das diferenças raciais e diferenças de idade, assim como nos sentimentos de Grace. Mas, sendo esta uma produção de Hollywood feita através de “fórmula matemática”, inevitavelmente o argumento enverga pelo romance e pelo previsível. A opção não reduz interesse ao filme, apenas oferece satisfação ao espectador que procura entretenimento em período de Verão.
Dakota Johnson ainda não consegue mostrar que é muito mais que apenas a submissa personagem de Cinquentas Sombras de Grey, contudo esta Maggie é inconstante e a interpretação acaba por ser irregular. A personagem mostra garra, determinação, e muita coragem para conseguir ser levada a sério, mas também circula com um carro velho e enferrujado (motivo para piadas no filme) e retira-se de cena em pré-depressão. Tracee Ellis Ross interpreta a diva da música Grace Davis, uma cantora de sucesso, mas resignada ao que lhe propõem. Kevin Harrison Jr. é David Cliff, o cantor descoberto por Maggie e o bilhete para ser bem-sucedida como produtora. Ice Cube interpreta Jack Robertson, o empresário de Grace e a voz de comando nas decisões da carreira da cantora. Bill Pullman e Melanie Griffith têm uma breve participação.
Como curiosidade: Dakota Johnson é filha de Don Johnson e Melanie Griffith; Tracee Ellis Ross é filha da cantora Diana Ross.
Sendo A Nota Perfeita um filme que gira em torno do panorama musical, é interessante o exercício de ouvir a diferença nas canções pop e baladas da compositora Amie Doherty entre as canções que podiam ter sido populares há alguns anos e o que é popular na actualidade.
A realização de Nisha Ganatra (Programa da Noite) mostra-se indecisa entre o drama e a comédia romântica. Mesmo assim a fotografia de Jason McCormick (Booksmart: Inteligentes e Rebeldes) define o tom romântico nos momentos em estúdio de gravações, mostrando que é aquele o sonho de Maggie.
Em resumo, A Nota Perfeita funciona com duas mulheres que veem uma parte de si mesmas na outra e que nunca desistem dos sonhos. O filme acaba por ser de natureza absolutamente inofensiva com capacidade para proporcionar à plateia o entretenimento que motiva a ida ao cinema. A Nota Perfeita não tem a banda sonora para se ouvir neste verão, mas oferece um serão agradável nas noites mais frescas de Agosto.
Nota crítica 6/10.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.