CINEDITA volta para mais uma edição
Embarque pelo Expresso de Hogwarts, através da plataforma 9 ¾ e dê início a mais uma viagem, desta vez, em direção ao CINEDITA – Festival de Curtas de Arganil!
O convite foi lançado pelos jovens estudantes do Curso Profissional Técnico/a de Multimédia, da Escola Secundária de Arganil que nos trazem esta 9.ª edição, inspirada pela magia, aventura, mistério, amizade que envolve o imaginário dos filmes Harry Potter.
O CINEDITA existe desde 2016. Um festival que começou em sala de aula e que agora tem projeção nacional. Um festival que premeia nas categorias de ficção, experimental, animação e documentário, o trabalho dos jovens do ensino secundário, profissional e superior e que enche salas, desde a sua estreia. Um festival que reúne a comunidade jovem cineasta e os especialistas nacionais da sétima arte. Um festival que culmina numa Gala de atribuição de prémios e que, atualmente, envolve oficinas, workshops e sessões de cinema. Um festival integrado no Plano Nacional de Cinema e cofinanciado pelo Plano de Recuperação das Aprendizagens, Recuperar Incluindo. Um festival que leva o cinema a todos os anos de escolaridade e a toda a comunidade.
A Gala desta 9.º edição, irá decorrer, esta sexta-feira, dia 17 de maio, pelas 20h30, na Cerâmica Arganilense. Os júris convidados são:
Ra’uf Glasgow, Produtor de séries de TV como Lost, Colony ou Locke and Key.
Nomeado para três Emmys, João Estrada, realizador, vencedor do prémio de melhor filme português do Fantasporto em 2020 e Paulo Cunha, professor universitário na área do cinema, curador festival internacional de cinema Curtas Vila do Conde, do Batalha Centro de Cinema e do Cineclube de Guimarães
O cinema, a cultura cinematográfica, a sua dinamização e divulgação é o propósito que acompanha o CINEDITA – numa sensibilização e partilha, de jovens para jovens, por uma maior visibilidade dos seus projetos, por uma maior aposta no seu futuro.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.