Confusão governativa afasta espectadores dos cinemas
Dos últimos dias de 2021 e primeiros deste novo ano temos a assinalar a queda abrupta do número de espectadores nas salas de cinema.
Com a Direção Geral de Saúde e as medidas anunciadas pelo Governo, para contenção da COVID-19, a gerarem uma enorme confusão entre espectadores e exibidores; o público acabou por ficar arredado das salas de cinema!
Só assim se compreende que do fim-de-semana de Natal para o mesmo período do Ano Novo tenha existido uma diferença de 100 mil bilhetes vendidos!
Note-se assim que as salas de cinema tiveram uma redução no número de sessões. Tome-se o exemplo de Homem-Aranha: Sem Volta a Casa que no fim-de-semana de estreia (16 a 19 de dezembro) teve 1 824 sessões e no passado fim-de-semana o filme foi projectado 828 vezes nos cinemas portugueses.
Começando pelas estreias, a comédia romântica Licorice Pizza, a nova película de Paul Thomas Anderson, levou 1 371 espectadores aos cinemas. É expectável que este seja um dos filmes em destaque na temporada de prémios e o seu percurso nas salas de cinema nacionais só agora tenha começado.
Pior sorte teve a comédia francesa Todos a Bordo!, que arrancou com 575 bilhetes vendidos e que em poucas semanas desaparecerá das salas portuguesas.
Sem surpresas, Homem-Aranha: Sem Volta a Casa continua a ser o filme mais visto nos cinemas portugueses. O terceiro capítulo das aventuras de Homem-Aranha de Tom Holland levou quase 18 mil espectadores aos cinemas, e desde a estreia acumula 428 mil bilhetes nas salas portuguesas.
A divertida animação musical Cantar!2 continua a conquistar os mais novos e os mais velhos! A animação dos estúdios Illumination vendeu mais 3 122 bilhetes, e já ultrapassou a barreira dos 100 mil bilhetes vendidos.
Matrix Resurrections não chegou aos 3 mil bilhetes vendidos ao longo do fim-de-semana! Desde a estreia, este nostálgico novo capítulo de Matrix levou 33 mil espectadores aos cinemas.
Ao longo do fim-de-semana os cinemas somaram 32 908 bilhetes vendidos.
Com o fim de 2021, pode-se anunciar os campeões das bilheteiras nacionais!
No cinema português, o pódio éliderado por Bem Bom, com 88 435 bilhetes contabilizados. Na segunda posição surge Irregular, o thriller de Diogo Morgado levou 14 989 espectadores aos cinemas. Na terceira posição surge A Metamorfose dos Pássaros, o filme indicado por Portugal para a candidatura ao Oscar de Melhor Filme Internacional somou 13 135 bilhetes nos cinemas portugueses.
No ranking geral de filmes exibidos em Portugal ao longo de 2021, 007: Sem Tempo Para Morrer foi o mais visto, com 435 392 espectadores contabilizados. Homem- Aranha: Sem Volta Casa quase terminava o ano na primeira posição. No terceiro lugar ficou Velocidade Furiosa 9, com 376 812 bilhetes vendidos. Dune somou 204 712 bilhetes vendidos.
Note-se a predominância de adaptações da banda desenhada no top ten do box office português, com presença ainda para Venom: Tempo de Carnificina (195 834), Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (175 502), Eternals (173 146), O Esquadrão Suicida (162 170) e Viúva Negra (127 361).
O filme de animação mais visto foi Encanto com 125 860 bilhetes vendidos, imediatamente à frente da produção D’Artacão e os Três Moscãoteiros – O Filme, com 124 496 espectadores e Boss Baby: Negócios de Família com 112 805 espectadores.
Box Office Portugal – Fim-de-Semana de 30 de Dezembro a 2 de Janeiro
# | TÍTULO | Nº DIAS | ESPECTADORES | ECRÃS | TOTAL DE ESPECTADORES |
1 | Homem-Aranha: Sem Volta a Casa | 18 | 17 919 | 145 | 428 199 |
2 | Cantar! 2 | 33 | 3 122 | 72 | 105 525 |
3 | Matrix Resurrections | 12 | 2 972 | 75 | 33 335 |
4 | Encanto | 39 | 1 918 | 62 | 128 629 |
5 | The King’s Man: O Início | 12 | 1 890 | 63 | 12 210 |
6 | Clifford – O Cão vermelho | 18 | 1 598 | 51 | 22 123 |
7 | Licorice Pizza | 4 | 1 371 | 30 | 1 371 |
8 | Todos a Bordo! | 4 | 575 | 37 | 575 |
9 | Casa Gucci | 39 | 565 | 37 | 105 918 |
10 | West Side Story | 26 | 163 | 17 | 18 702 |
Dados ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual; Ordenado por número de espectadores.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.