O Ano da Morte dos Cinemas
No ano passado, o segundo fim-semana de Outubro totalizou cerca de 230 mil bilhetes vendidos nos cinemas portugueses. Era o arranque da segunda semana em cartaz de Joker, com 137 mil bilhetes vendidos em apenas 4 dias de exibição, para um filme que em 11 dias nos cinemas já totalizava mais de 350 mil entradas contabilizadas. A estreia de Projeto Gemini, com Will Smith, somava 40 mil espectadores e o filme de Ang Lee começava a carreira comercial em Portugal no segundo lugar dos mais procurados nas bilheteiras portuguesas. (a publicação pode ser lembrada aqui).
Serve a recordação para contextualizar a situação que vivem os cinemas portugueses, num momento em que a vida dos espectadores e dos cinemas segue ameaçada por uma pandemia global.
No passado fim-de-semana os cinemas portugueses totalizaram 33 mil bilhetes vendidos! Menos 200 mil espectadores que em igual período no ano passado!!!
E com o consecutivo adiamento dos filmes dos potenciais êxitos ou as estreias a acontecerem nas plataformas para assistir em casa, a existência das salas de cinema segue terrivelmente ameaçada. Não existem filmes em exibição com capacidade para encher salas, mesmo com lotação reduzida. E esses filmes vão continuar afastados dos cinemas, pelo menos mais algumas longas semanas.
Quanto a números actuais,
O filme catástrofe Greenland – O Último Refúgio é pela terceira semana consecutiva o líder na escolha dos espectadores que decidem ir aos cinemas. O filme com Gerard Butler somou mais 6 mil bilhetes vendidos, e já foi visto por 40 mil espectadores nos cinemas portugueses.
A comédia francesa Mãe Fora, Dia Santo em Casa tornou-se na melhor estreia da semana. O filme, sobre o homem que se vê obrigado a tomar conta dos seus quatro filhos quando a esposa vai 10 dias de férias, terminou o fim-de-semana no segundo lugar da tabela com 3 714 bilhetes vendidos.
Na casa dos 3 mil bilhetes vendidos ao logo do fim-de-semana ficaram mais 3 filmes: Liga dos Animais Fantásticos, Tenet e a estreia do thriller O Legado.
Sobre as restantes estreias da semana:
– o drama verídico Mulheres ao Poder somou 1 432 bilhetes vendidos. Leia aqui a crítica;
– a animação Capitão Dentes de Sabre e o Diamante Mágico levou 748 espectadores aso cinemas;
– Jude Law regressou aos cinemas com O Ninho, e o drama romântico totalizou 681 espectadores. Leia aqui a crítica.
Box Office Portugal – Fim-de-Semana de 8 a 11 de Outubro
# | TÍTULO | DIAS EM EXIBIÇÃO | ESPECTADORES NO FIM-DE-SEMANA | ECRÃS | TOTAL DE ESPECTADORES |
1 | Greenland – O Último Refúgio | 11 | 6 283 | 64 | 40 336 |
2 | Mãe Fora, Dia Santo em Casa | 4 | 3 714 | 41 | 3 714 |
3 | Liga dos Animais Fantásticos | 11 | 3 541 | 73 | 13 917 |
4 | Tenet | 47 | 3 250 | 52 | 139 318 |
5 | O Legado | 4 | 3 013 | 35 | 3 013 |
6 | After – Depois da Verdade | 40 | 1 815 | 42 | 104 434 |
7 | O Ano da Morte de Ricardo Reis | 11 | 1 557 | 45 | 6 702 |
8 | Fantasmas de Guerra | 11 | 1 546 | 29 | 5 984 |
9 | Mulheres ao Poder | 4 | 1 432 | 33 | 1 432 |
10 | Antebellum: A Escolhida | 11 | 1 337 | 46 | 6 591 |
Dados ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual; Ordenado por número de espectadores.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.