Bilheteiras: um soco nos adversários
Se existisse a dúvida se um filme derivado de Rocky poderia sobreviver com sucesso sem a presença da personagem principal da saga, Rocky Balboa interpretado por Sylvester Stallone, a resposta chegou novamente neste fim-de-semana.
A saga Rocky, agora com Creed, já conseguiu o que outras não conseguiram, ou seja, com sucesso passou o testemunho para uma nova geração. Ryan Coogler e Michael B. Jordan pegaram nas personagens criadas por Stallone e construíram uma nova saga que conquistou o seu público e ganhou seguidores. Agora, chegou uma nova confirmação, Michael B. Jordan é um novo realizador de sucesso!
Vamos a números, Creed III chegou aos cinemas portugueses com 50 621 bilhetes vendidos ao longo do fim-de-semana. O filme liderou as bilheteiras nacionais, destacou-se na melhor média de espectadores por sessão e, até à data, é a melhor estreia do ano em Portugal! Leia aqui a nossa análise.
Comparativamente aos filmes anteriores, Creed: O Legado de Rocky somou 39 336 espectadores nos primeiros 7 dias em cartaz e Creed II totalizou 77 810 espectadores nos primeiros 7 dias de exibição.
Convém ainda recordar a dúvida que surgiu quando a produtora MGM foi adquirida pela Primeira Vídeo, em que pairou o receio deste filme ser lançado na plataforma de streaming em detrimento das salas de cinema. Os directores são pagos para fazerem escolhas, e a estreia nos cinemas prevaleceu!
A segunda melhor estreia da semana terá ganho notoriedade nas bilheteiras graças ao admirável e nomeado desempenho de Brendan Fraser. A Baleia, realizado por Darren Aronofsky, levou aos cinemas 15 728 espectadores no primeiro fim-de-semana em cartaz. O filme está nomeado a 3 Oscars, entre os quais de Melhor Actor.
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania continua a perder procura nas bilheteiras. No arranque da terceira semana, a mais recente produção da Marvel Studios levou 13 803 espectadores aos cinemas.
Sobre as restantes novidades da semana, destaque para achegada de produções nacionais aos cinemas:
– a paródia ao filmes e séries de investigação de crimes Quem Matou Laura Paula foi vista por 645 espectadores;
– o documentário Águas do Pastaza levou 536 espectadores aos cinemas;
– o drama inspirado na obra de Mário de Carvalho, A Arte de Morrer Longe somou 234 bilhetes vendidos.
Uma nota final para exibição comercial da curta-metragem de animação Ice Merchants. Apesar de não serem divulgados os resultados da venda de bilhetes ao longo do fim-de-semana da curta-metragem portuguesa nomeada para o Oscar, surgiram números absolutos. Assim sendo, desde a estreia, a 16 de fevereiro, Ice Merchants já levou aos cinemas 5 640 espectadores – e estes números foram contabilizados até 1 de março.
Os dados do filme de João Gonzalez referem-se a 662 sessões comerciais de Ice Merchants. Habitualmente uma curta-metragem chegaria aos cinemas a anteceder a exibição de uma longa-metragem. Pelo que, as sessões de Ice Merchants têm sido uma solução inédita em Portugal, ao referirem-se exclusivamente à projecção da curta-metragem de 14 minutos.
No passado fim-de-semana foram vendidos nos cinemas portugueses 141 209 bilhetes, notando-se uma quebra de espectadores.
Box Office Portugal – Fim-de-Semana de 2 a 5 de março
# |
TÍTULO |
Nº DIAS |
ESPECTADORES |
ECRÃS |
TOTAL DE ESPECTADORES |
1 |
Creed III |
4 |
50 621 |
78 |
50 621 |
2 |
A Baleia |
4 |
15 728 |
54 |
15 728 |
3 |
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania |
18 |
13 803 |
84 |
116 070 |
4 |
Múmias |
18 |
11 311 |
75 |
45 845 |
5 |
Missing – Desaparecida |
11 |
7 157 |
52 |
20 994 |
6 |
Magic Mike – A Última Dança |
25 |
7 021 |
48 |
69 040 |
7 |
O Gato das Botas: O Último Desejo |
88 |
6 156 |
50 |
337 201 |
8 |
Avatar: O Caminho da Água |
81 |
5 011 |
42 |
1 048 097 |
9 |
O Urso do Pó Branco |
11 |
3 161 |
37 |
9 678 |
10 |
Operação Fortune: Missão Mortífera |
39 |
3 017 |
19 |
70 204 |
Dados ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual; Ordenado por número de espectadores.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.