Bilheteiras: os resultados portugueses de 2022
Com o terminar de mais um ano, este é o momento de recordar os filmes que salvaram os cinemas e atingiram os melhores resultados nas bilheteiras portuguesas em 2022.
Do regresso dos dinossauros e de um rebelde com necessidade de velocidade supersónica a histórias sobre multiversos e aventuras num planeta ameaçado pelos humanos ou dos amigos da província que descobrem uma mudança nas suas vidas, das aventuras de videojogos com ambiência histórica e dos pequenos seres que adoram vilões estes são os filmes que provaram o sabor do êxito nas bilheteiras portuguesas, numa era pós-pandémica em que outros títulos não passaram de resultados decepcionantes.
Os filmes de super-heróis
O universo de super-heróis nascidos nas páginas das bandas desenhadas teve adaptações cinematográficas a estrearem nos cinemas: Morbius foi a estreia decepcionante do género, com pouco mais de 108 mil bilhetes vendidos em Portugal, em que até a animação DC Liga dos Super Pets conquistou melhor resultado, 139 mil espectadores; Depois de ter sido a melhor estreia do ano passado, Homem-Aranha: Sem Volta a Casa ainda vendeu 226 595 bilhetes em 2022;
a estreia de Black Adam no grande ecrã levou aos cinemas 243 mil espectadores; The Batman, de Matt Reeves, foi uma das apostas do ano e levou aos cinemas 273 756 espectadores; o regresso a Wakanda em Black Panther: Wakanda para Sempre já levou aos cinemas 305 mil espectadores, e o filme continua em cartaz; durante meses, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura foi a melhor estreia do ano, e o filme terminou a carreira comercial com 320 mil bilhetes vendidos; no campeonato dos super-heróis, Thor: Amor e Trovão liderou a ida aos cinemas, com um total de 329 581 espectadores e na quinta posição dos filmes mais vistos nos cinemas.
Os originais no cinema
Dos filmes que nunca tínhamos conhecido personagens no cinema, destaque-se os resultados das comédias românticas A Cidade Perdida, com 123 947 espectadores, e o resultado de Bilhete para o Paraíso, com 263 mil bilhetes vendidos. Fácil de concluir que os espectadores ainda pagam para ver Sandra Bullock, Julia Roberts ou George Clooney.
O thriller de terror Sorri foi uma das surpresas do ano, ao levar aos cinemas 165 mil espectadores; Bullet Train: Comboio Bala levou 169 718 espectadores aos cinemas, e o filme ficou longas semanas em cartaz; Uncharted foi a novidade do ano mais procurada nos cinemas, com 332 mil bilhetes vendidos para a aventura que juntou Tom Holland e Mark Wahlberg na adaptação do popular jogo de vídeo. Nisto de adaptações de jogos de vídeo, de destacar a estreia de Sonic 2: O Filme, com 211 mil bilhetes vendidos;
O cinema nacional
2022 foi ano de muitas estreias de cinema português (a lista disponibilizada pelo ICA – Instituto de Cinema e do Audiovisual tem 59 títulos!), contudo o espectador habitual dos cinemas nacionais é capaz de recordar 2 ou 3 títulos. Ou nem isso! Apenas 5 filmes tiveram mais de 10 mil bilhetes vendidos nos cinemas. Alma Viva, o representante português na candidatura ao Oscar de Melhor Filme Internacional, foi visto por 7 649 espectadores;
O Pai Tirano foi uma das decepções ao somar 9 166 bilhetes vendidos e não ter capacidade para acompanhar os resultados das anteriores reimaginações dos clássicos do nosso cinema; Restos do Vento vendeu 11 685 bilhetes; A Fada do Lar chegou aos 14 mil espectadores; Salgueiro Maia – O Implicado foi o terceiro filme português mais visto, com 16 809 bilhetes vendidos; 2 Duros de Roer, a comédia de acção com Fernando Rocha e João Seabra, levou aos cinemas 49 830 espectadores;
a nova aventura cinematográficas de Quim e Zé foi um sucesso do ano nos cinemas. Curral de Moinas: Os Banqueiros do Povo totalizou 314 mil bilhetes vendidos, números bem próximos do primeiro filme (7 Pecados Rurais, de 2013).
O cinema de animação
Nas animações, Buzz Lightyear não teve a carreira comercial que a Disney esperava, ao somar 104 737 espectadores; Os Mauzões dos estúdios Dreamworks somaram 117 749 bilhetes vendidos; Os números de DC Liga dos Super-Pets já foram indicados em cima; O Gato das Botas: O Último Desejo, ainda em cartaz, já levou aos cinemas 145 mil espectadores; O regresso dos adoráveis Mínimos em Mínimos 2: A Ascenção de Gru foi o maior sucesso do género nos cinemas portugueses, com 601 mil bilhetes vendidos; e terminou a carreira comercial nos cinemas como o segundo filme mais visto em 2022.
Os regressos ao cinema
No campeonato dos regressos ao grande ecrã e excluindo os números das bilheteiras dos filmes de super-heróis: Monstros Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore levou aos cinemas 225 mil espectadores; Mundo Jurássico: Domínio foi visto nos cinemas por 247 mil espectadores;
em apenas 14 dias em cartaz, Avatar: O Caminho da Água já levou aos cinemas 476 458 espectadores e até ao dia 31 de dezembro é bem provável que chegue ao meio milhão de bilhetes vendidos. O regresso do cineasta James Cameron a Pandora é o terceiro filme mais visto este ano nos cinemas portugueses. O regresso de Tom Cruise como Pete Maverick em Top Gun: Maverick resultou no sucesso do ano cinemas nacionais. Top Gun: Maverick totalizou 714 862 bilhetes vendidos. O verdadeiro sucesso de bilheteira, que permaneceu em cartaz durante longos meses.
Sem sucesso
Resultados que se esperavam melhores, e nem 100 mil espectadores conseguiram levar aos cinemas: Elvis (75 728), Amesterdão (68 094), Não te Preocupes, Querida (59 634), Gritos (50 334).
FILMES MAIS VISTOS DE 1 DE JANEIRO A 28 DE DEZEMBRO DE 2022
# |
TÍTULO |
Nº SESSÕES |
ESPECTADORES |
1 |
Top Gun: Maverick |
25 810 |
714 862 |
2 |
Mínimos 2: A Ascenção de Gru |
23 839 |
601 668 |
3 |
Avatar: O Caminho da Água |
6 748 |
476 458 |
4 |
Uncharted |
13 275 |
332 460 |
5 |
Thor: Amor e Trovão |
13 884 |
329 581 |
6 |
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura |
13 538 |
320 951 |
7 |
Curral de Moinas: Os Banqueiros do Povo |
12 407 |
314 015 |
8 |
Black Panther: Wakanda para Sempre |
12 561 |
305 915 |
9 |
The Batman |
10 329 |
273 756 |
10 |
Bilhete para o Paraíso |
11 975 |
263 061 |
Dados ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.