Bilheteiras: o triunfo da quadrilha
Os espectadores pagam para ver cinema português! A frase tantas vezes questionada, surge agora como certeza. Existe cinema para diversos gostos, e isso aplica-se a produções estrangeiras e a cinema português.
Depois de, no passado mês, Podia Ter Esperado por Agosto conseguir vender mais bilhetes que o blockbuster norte-americano Tornados, eis que agora foi a vez de Balas & Bolinhos – Só Mais uma Coisa superar o novo capítulo de saga de êxito, Alien: Romulus.
De salientar, a particularidade rara por estas alturas em que 6 títulos somaram resultados superiores aos dois dígitos; 5 dos quais com mais de 30 mil espectadores!
A quadrilha mais famosa do cinema português regressou com mais uma rocambolesca aventura, em Balas & Bolinhos – Só Mais uma Coisa. Os espectadores que reclamavam por uma nova aventura de Tone, Rato, Culatra e Bino correram para as salas de cinema, provocando – inesperadas – lotações esgotadas ao longo do fim-de-semana.
Balas & Bolinhos – Só Mais uma Coisa chegou a domingo à noite com 58 009 bilhetes vendidos, indica o ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual.
A quarta aventura desta quadrilha de “artistas” obteve assim a melhor estreia portuguesa do ano, e dos últimos anos; somou a melhor média de espectadores, por ecrã no fim-de-semana; e, a nível geral, figura agora como a quinta melhor estreia deste ano.
Em comunicado à imprensa, a distribuidora NOS Lusomundo Audiovisuais refere que, Balas & Bolinhos – Só Mais uma Coisa somou 62 mil espectadores (valor que diverge daquele que foi disponibilizado pelo ICA). Nas bilheteiras, ficou apenas atrás de ‘Morangos com Açúcar – O Filme’ (95.816 espectadores), ‘O Pátio das Cantigas’ (82.203 espectadores), ‘7 Pecados Rurais’ (80.140 espectadores) e ‘Corrupção’ (78.557 espectadores).
A adaptação cinematográfica do êxito literário de Colleen Hoover continua a apaixonar os espectadores portugueses. Isto Acaba Aqui, sobre a toxicidade das relações, foi o segundo filme mais requisitado nas bilheteiras. Protagonizado por Blake Lively e Justin Baldoni, que também realiza, Isto Acaba Aqui somou mais 43 675 espectadores no arranque da segunda semana em cartaz. Isto Acaba Aqui já vendeu mais de 150 mil bilhetes em Portugal.
O filme de animação da parceria Disney/Pixar iniciou a sexta semana em cartaz como o terceiro filme mais requisitado pelos espectadores. No passado fim-de-semana, Divertida-Mente 2 levou mais 39 860 espectadores aos cinemas, o que significa uma quebra na procura de 22,6% em relação a igual período anterior. Com 1 117 356 bilhetes vendidos, é já o terceiro filme de maior sucesso nos cinemas portugueses desde 2004.
No arranque da quarta semana em cartaz, Deadpool & Wolverine levou mais 37 641 espectadores às salas de cinema. Deadpool, mercenário tagarela da Marvel interpretado por Ryan Reynolds, traz a companhia de Wolverine, novamente interpretado por Hugh Jackman. Deadpool & Wolverine encontra-se com um total de 466 mil bilhetes vendidos
A saga de sucesso Alien está de regresso às raízes, com Alien: Romulus. O realizador Fede Alvarez teve a aprovação de Ridley Scott, que aqui surge como produtor, para nas profundezas de uma abandonada estacão espacial encontrar a forma de vida mais aterradora do universo. A estreia em Portugal de Alien: Romulus somou 30 013 espectadores, e o thriller de terror e ficção científica ficou como o quinto filme mais pedido nas bilheteiras.
Gru – O Maldisposto 4 permanece nas bilheteiras portuguesas. Gru – O Maldisposto 4 totalizou 12 063 bilhetes vendidos, uma quebra de 22,6% em relação ao fim-de-semana anterior. A divertida nova aventura de Gru e dos seus Mínimos já levou 439 mil espectadores aos cinemas portugueses.
Christian Clavier é protagonista da divertida produção francesa Oh Lá Lá!. A comédia, em torno das origens das duas famílias em vésperas de casamento, levou 5 774 espectadores no arranque da terceira semana em cartaz.
O regresso ao grande ecrã da animação Coraline e a Porta Secreta foi celebrado por 4 857 espectadores. O filme stop motion de Henry Selick, realizador de O Estranho Mundo de Jack, está a celebrar 15 anos da estreia.
A comédia romântica protagonizada por César Mourão e Júlia Palha entrou na quinta semana em cartaz com uma quebra de 34,1%, em relação ao fim-de-semana anterior. Podia Ter Esperado Por Agosto levou mais 4 631 espectadores às salas de cinema. Desde a estreia, o filme totaliza 86 682 bilhetes vendidos e lidera a lista dos títulos portugueses mais vistos no cinema em 2024.
A comédia familiar Harold e o Lápis Mágico é a primeira adaptação cinematográfica de uma aventura literária que tem encantado gerações de leitores. Com Zachary Levi a dar vida aos desenhos, Harold e o Lápis Mágico somou 4 087 bilhetes vendidos no fim-de-semana de estreia.
Das restantes estreias da semana, destaque para:
– a aventura de animação Gracie e Pedro – Dupla Improvável levou 1 213 espectadores às salas de cinema;
– o drama chinês A Torre Sem Sombra foi visto por 284 espectadores;
– a co-produção portuguesa Sobretudo de Noite levou 112 espectadores aos cinemas;
– o regresso às salas de cinema do documentário musical Ryiuchi Sakamoto Coda foi visto por 105 espectadores;
No fim-de-semana foram contabilizados 252 385 bilhetes vendidos.
Box Office Portugal –Fim-de- Semana de 15 a 18 de agosto
# |
TÍTULO |
Nº DIAS |
ESPECTADORES |
ECRÃS |
TOTAL DE ESPECTADORES |
1 |
Balas & Bolinhos: Só Mais uma Coisa |
4 |
58 009 |
78 |
58 009 |
2 |
Isto Acaba Aqui |
11 |
43 676 |
72 |
152 750 |
3 |
Divertida-Mente 2 |
39 |
39 860 |
92 |
1 117 356 |
4 |
Deadpool & Wolverine |
26 |
37 641 |
90 |
466 836 |
5 |
Alien: Romulus |
4 |
30 013 |
87 |
30 013 |
6 |
Gru – O Maldisposto 4 |
53 |
12 063 |
60 |
439 829 |
7 |
Oh Lá Lá! |
18 |
5 774 |
24 |
38 788 |
8 |
Coraline e a Porta Secreta |
44 |
4 857 |
10 |
89 222 |
9 |
Podia Ter Esperado por Agosto |
32 |
4 631 |
30 |
86 682 |
10 |
Harold e o Lápis Mágico |
4 |
4 087 |
54 |
4 087 |
Dados ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual; Ordenado por número de espectadores.
Os dados podem ser actualizados com a inclusão de resultados adicionais de salas.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.