Bilheteiras: o sucesso Sorri
O fim-de-semana que antecedeu o início da segunda edição da Festa do Cinema de 2024 manteve os resultados nas bilheteiras portuguesas, do igual período anterior.
Contam as histórias dos bastidores de Hollywood, que, Sorri seria um filme com lançamento exclusivo nas plataformas de streaming. A decisão de estrear o filme nas salas de cinema “sorriu” aos executivos da Paramount Pictures (recordar os números da estreia em Portugal neste texto).
No passado fim-de-semana, chegou Sorri 2 aos espectadores portugueses. Naomi Scott interpreta uma estrela musical amaldiçoada, e a escalada de horrores foi a melhor estreia da semana e o filme mais pedido nas bilheteiras, somando 26 463 bilhetes vendidos. Leia aqui a nossa crítica.
A estreia de Sorri (2022) levou 18 660 espectadores às salas de cinema nos primeiros 4 dias em cartaz. No fim-de-semana seguinte somou mais 25 660 bilhetes vendidos, e no arranque da terceira semana em cartaz ascendeu a líder das bilheteiras, com mais 21 272 espectadores. Após o primeiro mês em cartaz, Sorri totalizava 100 mil bilhetes vendidos nos cinemas portugueses.
A animação Robot Selvagem, dos estúdios Dreamworks, foi o segundo título mais pedido nas bilheteiras dos cinemas. A aventura de um robot náufrago em ilha desabitada levou aos cinemas mais 23 754 espectadores, com uma quebra de 9,6% em relação ao fim-de-semana de estreia. A adaptação cinematográfica do livro infantil de enorme sucesso mundial, sobre a ponte entre a tecnologia e a natureza ultrapassou a marca dos 50 mil bilhetes vendidos.
Arthur Fleck, e o seu alter ego, é a personagem do terceiro filme mais requisitado nas bilheteiras nacionais. Joker: Loucura a Dois teve uma quebra na procura superior aos 50%, totalizando em 15 984 bilhetes vendidos no arranque da terceira semana em cartaz. Joker: Loucura a Dois já levou 180 mil espectadores aos cinemas portugueses.
A história de amor pouco convencional de Almut e Tobias, interpretada por Florence Pugh e Andrew Garfield, em Todo o Tempo que Temos levou aos cinemas 11 725 espectadores no arranque da segunda semana em cartaz.
Megalopolis, a épica história de Francis Ford Coppola da América imaginada como sendo a Roma Antiga, foi a segunda melhor novidade da semana nos cinemas portugueses. Adam Driver lidera um elenco recheado de nomes sonantes de Hollywood. Megalopolis despertou a curiosidade a 6 709 espectadores no fim-de-semana de estreia.
O drama biográfico Lee Miller: Na Linha da Sempre teve uma quebra de 35,6% em relação ao fim-de-semana anterior, totalizando mais 4 877 espectadores.
A relação entre um aspirante a magnata e do advogado que o vai ensinar a acumular riqueza foi a terceira melhor estreia da semana. O magnata é Donald J. Trump em The Apprentice – A História de Trump , drama biográfico que somou 4 720 espectadores ao longo do fim-de-semana de estreia.
Beetlejuice Beetlejuice entrou na sétima semana em cartaz, com a divertida aventura paranormal de Tim Burton a somar mais 3 285 espectadores nas salas de cinema.
Balas & Bolinhos – Só Mais uma Coisa levou mais 2 448 espectadores aos cinemas no décimo fim-de-semana em cartaz.
Quinze semanas depois da estreia, Divertida-Mente 2 prepara-se para abandonar a lista dos 10 filmes mais pedidos nas bilheteiras nacionais. Divertida-Mente 2 levou mais 2 233 espectadores aos cinemas.
Sobre as restantes estreias da semana, destaque para:
-a comédia francesa Casa de Repouso – As Férias totalizou 1 938 espectadores;
– a dramática história de vida de Irena Gut retratada em O Voto de Irena levou 1 125 espectadores aos cinemas;
– Sem Coração, drama ambientado em vila piscatória de Alagoas, somou 74 bilhetes vendidos;
No fim-de-semana foram contabilizados 115 356 bilhetes vendidos.
Box Office Portugal –Fim-de- Semana de 17 a 20 de outubro
# |
TÍTULO |
Nº DIAS |
ESPECTADORES |
ECRÃS |
TOTAL DE ESPECTADORES |
1 |
Sorri 2 |
4 |
26 463 |
91 |
26 463 |
2 |
Robot Selvagem |
11 |
23 754 |
107 |
53 437 |
3 |
Joker: Loucura a Dois |
18 |
15 984 |
122 |
180 997 |
4 |
Todo o Tempo que Temos |
11 |
11 725 |
60 |
29 460 |
5 |
Megalopolis |
4 |
6 709 |
47 |
6 709 |
6 |
Lee Miller: Na Linha da Frente |
25 |
4 877 |
40 |
44 120 |
7 |
The Apprentice – A História de Trump |
4 |
4 720 |
43 |
4 720 |
8 |
Beetlejuice Beetlejuice |
46 |
3 285 |
36 |
123 362 |
9 |
Balas & Bolinhos: Só Mais uma Coisa |
67 |
2 448 |
19 |
243 054 |
10 |
Divertida-Mente 2 |
102 |
2 233 |
43 |
1 313 863 |
Dados ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual; Ordenado por número de espectadores.
Os dados podem ser actualizados com a inclusão de resultados adicionais de salas.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.