Bilheteiras: o regresso do blockbuster
O Coliseu de Roma regressou aos ecrãs dos cinemas, para entreter os espectadores mais uma vez.
Gladiador II, uma das estreias mais aguardadas do ano, cumpriu a responsabilidade e afirmou-se – para já – como o quinto título que mais bilhetes vendeu (neste ano) ao longo do fim-de-semana de estreia!
O cineasta Ridley Scott regressou ao seu épico do início deste século, para uma continuação do legado épico do auge do Império Romano agora protagonizado por Paul Mescal, Pedro Pascal e Denzel Washington. Gladiador II totalizou 90 791 espectadores nos cinemas portugueses no primeiro fim-de-semana em cartaz. Leia aqui a nossa análise.
Olhando para a estreia dos três filmes mais recentes de Ridley Scott: O Último Duelo (2021) somou 15 936 bilhetes vendidos nos primeiros 4 dias em cartaz; Casa Gucci (2021) levou 28 189 espectadores aos cinemas no primeiro fim-de-semana em exibição; Napoleão (2023) totalizou 47 625 bilhetes vendidos entre quinta-feira e domingo.
Com uma quebra de 7,3%, Dwayne Johnson e Chris Evans continuam a dar as boas-vindas à época natalícia. No arranque da segunda semana me cartaz, a divertida aventura Red One: Missão Secreta somou mais 19 987 espectadores nos cinemas portugueses.
A quarta semana em cartaz de Venom: A Última Dança ditou a perda da liderança das bilheteiras nacionais, com uma quebra de procura de 33,9%. O último capítulo desta trilogia dos confrontos de Eddie Brock /Venom, interpretado por Tom Hardy levou mais 16 086 espectadores aos cinemas.
A animação Robot Selvagem entrou na sexta semana em cartaz, somando mais 13 824 bilhetes vendidos. Ou seja, a animação dos estúdios Dreamworks teve um aumento de procura cifrado nos 8,8%.
No arranque da segunda semana em cartaz, Conclave foi o quinto título mais solicitado nas bilheteiras nacionais, com 10 269 bilhetes vendidos.
A Substância atingiu a marca dos 50 mil bilhetes vendidos, depois de no arranque terceira semana em cartaz ter somado mais 8 875 espectadores.
O filme sensação da temporada continua determinado a transformar a alegria da época festiva num novo pesadelo aterrorizante. Terrifier 3 terminou o segundo fim-de-semana em exibição com mais 7 163 bilhetes vendidos.
O drama romântico Todo o Tempo Que Temos somou 5 530 bilhetes vendidos no arranque da sexta semana em cartaz.
A aventura de animação O Meu Amigo Golfinho levou 2 906 espectadores aos cinemas no segundo fim-de-semana em cartaz.
Sorri 2 prepara-se para sair da lista dos 10 filmes mais pedidos nas bilheteiras. No início da quinta semana em cartaz, Sorri 2 levou 2 636 espectadores aos cinemas.
Sobre as restantes estreias da semana, destaque para:
– o drama francófono Emilia Pérez teve 2 384 bilhetes vendidos;
– a animação Lendarys – A Lenda somou 2 172 bilhetes vendidos;
– o drama francês A Vida Entre Nós levou 1 304 pessoas aos cinemas.
– a co-produção portuguesa O Jovem Xamã foi vista por 462 espectadores;
– o divertido Vampira Humanista Procura Voluntário Suicida somou 207 bilhetes vendidos;
– o drama português Na Mata dos Medos levou 84 pessoas aos cinemas;
No fim-de-semana foram contabilizados 193 636 bilhetes vendidos.
Box Office Portugal –Fim-de- Semana de 14 a 17 de novembro
# |
TÍTULO |
Nº DIAS |
ESPECTADORES |
ECRÃS |
TOTAL DE ESPECTADORES |
1 |
Gladiador II |
4 |
90 791 |
134 |
90 791 |
2 |
Red One: Missão Secreta |
11 |
19 987 |
57 |
46 631 |
3 |
Venom: A Última Dança |
25 |
16 086 |
75 |
189 786 |
4 |
Robot Selvagem |
11 |
13 173 |
54 |
36 905 |
5 |
Conclave |
11 |
10 269 |
47 |
28 842 |
6 |
A Substância |
18 |
8 875 |
42 |
50 616 |
7 |
Terrifier 3 |
11 |
7 163 |
46 |
25 616 |
8 |
Todo o Tempo que Temos |
39 |
5 530 |
21 |
92 016 |
9 |
O Meu Amigo Golfinho |
11 |
2 906 |
44 |
7 666 |
10 |
Sorri 2 |
32 |
2 636 |
18 |
114 137 |
Dados ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual; Ordenado por número de espectadores.
Os dados podem ser actualizados com a inclusão de resultados adicionais de salas.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.