Bilheteiras: Festa do Cinema “Sorri” espectadores
A Festa do Cinema trouxe bilhetes a preço mais baixo, 3,50€, e os espectadores aproveitaram para assistir aos filmes mais falados por estes dias. Qual o real resultado da iniciativa que promoveu o cinema?
Com base nos resultados divulgados pelo ICA, referentes ao fim-de-semana entre 17 e 20 de outubro e à semana de 17 a 23 de outubro, é possível concluir o efeito Festa do Cinema. Ou perceber que os espectadores querem ver cinema, a preços mais acessíveis!
Assim sendo, a Festa do Cinema revelou ter sido vantajosa para títulos como Sorri 2, Robot Selvagem, Joker: Loucura a Dois, Todo o Tempo Que Temos e Megalopolis. Da aposta de cinema português em cartaz, apenas Balas & Bolinhos: Só Uma Coisa conseguiu figurar entre os 20 filmes mais requisitados nas bilheteiras.
Pela análise dos dados divulgados, entre segunda e quarta-feira, Sorri 2 levou 21 292 espectadores às salas de cinema, sendo que após a primeira semana em cartaz totaliza 47 755bilhetes vendidos.
A história de amor pouco convencional personificada por Florence Pugh e Andrew Garfield, em Todo o Tempo que Temos foi dos títulos que teve um benefício expressivo nos dias de Festa do Cinema, com 15 558 espectadores entre segunda-feira e quarta. No arranque da segunda semana em cartaz, Todo o Tempo que Temos levou 11 725 espectadores aos cinemas entre quinta-feira e domingo.
Arthur Fleck, e o seu alter ego, é a personagem do terceiro filme mais requisitado nas bilheteiras nacionais durante a última semana. Joker: Loucura a Dois somou 11 109 bilhetes vendidos entre segunda e quarta-feira, terminando a terceira semana em cartaz com um total de 27 093 espectadores nos cinemas portugueses. Comparativamente, na primeira semana em cartaz, Joker: Loucura a Dois vendeu 21 438 bilhetes entre segunda-feira e quarta-feira.
A animação Robot Selvagem confirmou que o cinema para toda a família tem significativa expressão nas bilheteiras durante os dias de fim-de-semana. No entanto, entre segunda e quarta-feira, Robot Selvagem somou 9 198 bilhetes vendidos. Na segunda semana em cartaz, o filme de animação totalizou 32 952 espectadores.
Megalopolis, a épica história de Francis Ford Coppola da América imaginada como sendo a Roma Antiga, levou 6 252 espectadores às salas de cinema no período compreendido entre segunda e quarta-feira. Desde a estreia, na quinta-feira passada, Megalopolis totaliza 13 213 espectadores nas salas de cinema.
O drama biográfico Lee Miller: Na Linha da Sempre, interpretado por Kate Winslet, conquistou a atenção de 4 641 espectadores nos dias úteis desta semana. Na quarta semana em exibição, Lee Miller: Na Linha da Sempre somou 9 518 bilhetes vendidos.
The Apprentice – A História de Trump, drama biográfico sobre a relação do aspirante a magnata e do advogado que o vai ensinar a acumular riqueza, somou 3 757 espectadores entre segunda e quarta-feira. A primeira semana em cartaz de The Apprentice – A História de Trump, dram terminou com 8 634 bilhetes vendidos.
Beetlejuice Beetlejuice, a divertida aventura paranormal de Tim Burton, somou 3 326 espectadores entre segunda e quarta-feira. Ou seja, superou o resultado obtido entre quinta-feira e domingo nesta que foi a sétima semana em cartaz. Comparativamente, na semana de estreia Beetlejuice Beetlejuice somou 12 842 bilhetes vendidos entre segunda e quarta-feira.
A comédia francesa Casa de Repouso – As Férias beneficiou da Festa do Cinema, somando mais bilhetes vendidos nos cinemas entre segunda e quarta-feira (2 118) do que entre quinta-feira e domingo (1 938).
A produção portuguesa com sotaque Balas & Bolinhos – Só Mais uma Coisa levou 1 273 espectadores aos cinemas nos dias da Festa do Cinema. Na décima semana em cartaz, Balas & Bolinhos – Só Mais uma Coisa totalizou 3 721 bilhetes contabilizados pelo ICA.
Informação disponibilizada pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.