Bilheteiras: com péssimo resultado
Numa semana em que chegaram aos cinemas 10 novos filmes, uma reposição e uma estreia com 45 anos de atraso, é de assinalar que as novidades e os restantes filmes em cartaz resultaram num péssimo resultado nas bilheteiras! É preciso recuar a janeiro de 2022 para se encontrar pior total de bilhetes vendidos num fim-de-semana.
Back to Black é a nova biografia musical a chegar aos grandes ecrãs, sendo uma celebração da extraordinária história de Amy Winehouse. Back to Black discutiu a liderança das bilheteiras com O Panda do Kung Fu 4, a entrar na quinta semana em exibição.
O filme biográfico terminou o fim-de-semana de estreia com 10 475 bilhetes vendidos. O parco sucesso de Back to Black exige que se recue a maio de 2021, para se encontrar a estreia de Um Homem Furioso, que com menos bilhetes vendidos liderou as bilheteiras portuguesas.
A vida de Winehouse passou no grande ecrã com o íntimo retrato documental Amy, de 2015, que acabou a carreira comercial com 8 526 bilhetes contabilizados.
Deste género, biografia de figuras da música, recorde-se os resultados de alguns títulos recentes: Bohemian Rhapsody somou 98 596 espectadores nos primeiros 5 dias em cartaz; Bob Marley: One Love somou 49 949 bilhetes nos 4 dias de estreia; Variações recebeu a atenção de 49 005 nos primeiros 4 dias em cartaz; Elvis levou 15 484 espectadores aos cinemas nos primeiros 4 dias; Rocketman levou 11 613 espectadores às salas de cinema no fim-de-semana em estreia; Bem Bom somou 9 972 bilhetes vendidos nos primeiros 4 dias em cartaz; Maestro levou 6 500 pessoas aos cinemas nos primeiros 4 dias em cartaz; Whitney Houston: I Wanna Dance with Somebody foi visto por 2 174 espectadores no fim-de-semana em estreia; Elis totalizou 1 729 bilhetes vendidos nos primeiros 4 dias; bem recentemente, Meu Nome é Gal levou 625 pessoas aos cinemas nos primeiros 4 dias.
O panda gigante mais popular do cinema continua a somar espectadores. No arranque da quinta semana em cartaz, O Panda do Kung Fu 4 totalizou 10 327 espectadores contabilizados nas salas de cinemas.
O quarto capítulo cinematográfico das aventuras do Panda Po totaliza, agora, 245 mil bilhetes vendidos.
O mais recente título da saga MonsterVerse, Godzilla x Kong: O Novo Império, iniciou a terceira semana em cartaz com 9 181 bilhetes vendidos ao longo do passado fim-de-semana. O novo encontro entre titãs acumula um total de 91 mil espectadores, desde a estreia.
Dune – Duna: Parte Dois, a épica continuação de ficção científica, entrou na sétima semana em cartaz com mais 5 486 espectadores nos cinemas portugueses. Dune – Duna: Parte Dois prepara-se para chegar aos 300 mil bilhetes vendidos.
Anthony Hopkins protagoniza o biográfico Uma Vida Singular, uma história verídica sobre o “Schindler Britânico”. No arranque da terceira semana em cartaz, Uma Vida Singular somou 4 038 bilhetes vendidos.
Sobre as restantes estreias da semana, destaque para:
– o segundo capítulo cinematográfico da obra literária de Alexandre Dumas, Os Três Mosqueteiros: Milady somou 3 806 espectadores;
– o destino comum de quatro jovens resultou na verídica história narrada em Revolução (Sem) Sangue, somou 3 652 bilhetes vendidos;
– o thriller protagonizado por Russell Crowe, Sleeping Dogs – A Teia foi visto por 2 872 espectadores;
– a primeira longa metragem de Hayao Miyazaki, Lupin III – O Castelo de Cagliostro, chegou aos cinemas 45 anos depois da estreia, e o lançamento em Portugal foi testemunhado por 805 espectadores;
– A Avó, drama protagonizado por Charlotte Rampling, levou 503 espectadores aos cinemas;
– Bade Miyan Chote Miyan, explosivo thriller de acção indiano, levou 320 espectadroes aos cinemas;
– No Interior do Casulo Amarelo, drama vietnamita premiado em Cannes, somou 171 bilhetes vendidos;
– Retrato de Família com Teatro de Marionetas, drama franco-suíço premiado em Berlim, somou 134 espectadores;
– a comédia francesa S.O.S.: Salvem a Nossa Escola totalizou 105 bilhetes vendidos;
– a pacata vida virada do avesso que significa que Vicente Tem de Morrer foi descoberta por 77 espectadores nos cinemas;
– o regresso ao grande ecrã de O Amor Louco, de Jacques Rivette, não teve divulgação dos números.
No fim-de-semana foram contabilizados 68 955 bilhetes vendidos.
Box Office Portugal –Fim-de- Semana de 11 a 14 de abril
# |
TÍTULO |
Nº DIAS |
ESPECTADORES |
ECRÃS |
TOTAL DE ESPECTADORES |
1 |
Back to Black |
4 |
10 475 |
79 |
10 475 |
2 |
O Panda do Kung Fu 4 |
32 |
10 327 |
89 |
245 470 |
3 |
Godzilla x Kong: O Novo Império |
18 |
9 181 |
76 |
91 286 |
4 |
Dune – Duna: Parte Dois |
46 |
5 486 |
59 |
299 199 |
5 |
Uma Vida Singular |
18 |
4 038 |
36 |
37 476 |
6 |
Os Três Mosqueteiros: Milady |
4 |
3 806 |
38 |
3 806 |
7 |
Imaculada |
18 |
3 703 |
28 |
34 890 |
8 |
Revolução (Sem) Sangue |
4 |
3 652 |
49 |
3 652 |
9 |
O Génio do Mal: O Início |
11 |
2 971 |
52 |
12 573 |
10 |
Sleeping Dogs – A Teia |
4 |
2 872 |
34 |
2 872 |
Dados ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual; Ordenado por número de espectadores.
Os dados podem ser actualizados com a inclusão de resultados adicionais de salas.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.