Bilheteiras: a signifitiva perda de espectadores
O Universo Cinematográfico da Marvel continua a liderar as bilheteiras nacionais a cada estreia. E no passado fim-de-semana, As Marvels detiveram a atenção dos espectadores portugueses, somando 31 788 bilhetes vendidos entre quinta-feira e domingo, contabilizando-se mais os 1 757 espectadores das sessões de pré-estreia.
No entanto, a estreia d’As Marvels não teve o fulgor de outras produções da Marvel Studios. Neste mesmo fim-de-semana do ano passado chegava aos cinemas Black Panther: Wakanda para Sempre, com 104 411 bilhetes vendidos.
Analisando as estreias da Marvel Studios neste ano, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (47 025 espectadores nos primeiros 4 dias) e Guardiões da Galáxia Volume 3 (64 470 bilhetes nos primeiros 4 dias, e já incluindo sessões de pré-estreia), nenhum dos títulos teve a capacidade de superar a estreia de novembro do ano passado. A avaliação do que se passa com o cinema do UCM fica para outros fóruns e artigos.
Depois do surpreendente sucesso nos primeiros dias em cartaz, Five Nights at Freddy’s O Filme continua a vender bilhetes.
O mais recente título da galeria de terror da produtora Blumhouse somou mais 24 mil espectadores nos cinemas portugueses. Esta adaptação cinematográfica da saga de jogos já levou aos cinemas 124 719 espectadores e mantém a melhor média de bilhetes vendidos por ecrã.
Trolls 3 – Todos Juntos! voltou a ser a opção para uma ida ao cinema em família. A divertida aventura musical de animação somou mais 14 930 bilhetes vendidos ao longo do terceiro fim-de-semana em cartaz.
A chegada aos cinemas de O Rapaz e a Garça, o novo filme de animação do Studio Ghibli e do consagrado realizador Hayao Miyazaki, traduziu-se em 10 204 bilhetes vendidos ao longo dos primeiros 4 dias em cartaz.
Assassinos da Lua das Flores perdeu procura nas bilheteiras nacionais, sendo que no passado fim-de-semana resultou em 7 917 bilhetes vendidos.
Operação Kandahar, o novo filme de acção com Gerard Butler, discutiu a posição nas bilheteiras nacionais com o mais recente capítulo da saga Saw, Saw X. Cada um dos títulos vendeu aproximadamente 6 mil bilhetes.
Não Abras foi a mais recente produção do género de terror a estrear nos cinemas portugueses. No fim-de-semana de estreia, 4 734 espectadores tiveram coragem de “abrir a porta” da sala de cinema. Leia aqui a nossa análise.
Patrulha Pata: o Super Filme permanece como uma opção para uma ida ao cinema em família. No início da sétima semana em cartaz, a divertida aventura de animação vendeu mais 4 110 bilhetes.
O regresso de Johnny Depp ao grande ecrã em Jeanne du Barry – A Favorita do Rei encerra a lista dos 10 títulos mais procurados nas bilheteiras portuguesas. Jeanne du Barry – A Favorita do Rei levou mais 3 594 espectadores aos cinemas.
Sobre as restantes estreias da semana, destaque para:
– o drama francês Abbé Pierre Uma Vida de Causas levou 626 espectadores aos cinemas;
– Tiger 3, a nova produção e Bollywood, foi visto por 547 pessoas;
– o documentário Sobre L’Adamant somou 267 bilhetes vendidos.
No passado fim-de-semana foram vendidos 125 966 bilhetes nos cinemas portugueses, ou seja, praticamente menos 100 mil que no fim-de-semana anterior.
Box Office Portugal – Fim-de-Semana de 1 a 5 de novembro
# |
TÍTULO |
Nº DIAS |
ESPECTADORES |
ECRÃS |
TOTAL DE ESPECTADORES |
1 |
As Marvels |
4 |
31 788 |
98 |
33 545 |
2 |
Five Nights at Freddy O Filme |
12 |
24 456 |
70 |
124 719 |
3 |
Trolls 3- Todos Juntos! |
18 |
14 939 |
89 |
81 716 |
4 |
O Rapaz e a Garça |
4 |
10 204 |
50 |
10 204 |
5 |
Assassinos da Lua das Flores |
25 |
7 917 |
59 |
113 544 |
6 |
Operação Kandahar |
12 |
6 011 |
45 |
22 750 |
7 |
Saw X |
18 |
5 936 |
46 |
63 620 |
8 |
Não Abras |
4 |
4 734 |
33 |
4 734 |
9 |
Patrulha Pata: O Super Filme |
46 |
4 110 |
49 |
148 677 |
10 |
Jeanne du Barry – A Favorita do Rei |
12 |
3 549 |
25 |
13 009 |
Dados ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual; Ordenado por número de espectadores.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.