Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

BD: Crítica – Superman #17

SUPERMAN 17 CoverComeço por perguntar: Alguém sabe o que tem acontecido na revista Superman? Têm ouvido ou lido alguma coisa acerca deste herói? Ou têm lido grandes elogios a esta revista?[fbshare]

Pois, o Super-Homem pode ser um dos super-heróis mais conhecidos, pode ter tido vários filmes de culto e ser uma personagem icónica da cultura norte-americana e mundial, mas não tem sido muito bem tratado pela sua editora (DC Comics). Para quem não tem seguido esta revista, começo por fazer um breve resumo do estado actual da personagem. O Super-Homem pós reboot de 2011 não é o mesmo que nos habituamos a conhecer. É muito mais frio e introvertido. Jonathan Kent e Martha Kent já morreram há algum tempo e Clark Kent anda de candeias às avessas com a Louis Lane. Sobre a Lana Lang nem uma linha em 17 revistas. E Lex Luthor apareceu mais vezes na revista Action Comics do que na revista Superman, para todos os efeitos ainda não é o maior vilão do Super Homem.

Há muito pouco nesta personagem que seja semelhante aquela personagem que nos habituamos conhecer. Pior do que isso é não saber os motivos que levaram a esta gigantesca mudança e não terem sido dadas justificações ou indícios sobre os motivos para estas mudanças bruscas. A DC fez algo semelhante ao que a Marvel fez com o Homem-Aranha na revista Superior Spider-Man. Isto é: mudou completamente os fundamentos e características que suportam da personagem e que a tornaram conhecida. A diferença é que a Marvel já lançou 4 números da revista Superior Spider-Man e já conseguiu calar os mais críticos de todas as mudanças (incluindo eu – vejam a critica que escrevi aqui!) enquanto a DC em 17 revistas não conseguiu dar um rumo a este super-herói. Superman #1

Depois de um arranque horrível, com George Pérez a escrever à lá Saramago! (como se pode ver na pagina ao lado) já teve mais 2 escritores e ainda não conseguiu encontrar-se nem criar uma base sólida para construir algo que empolgue o leitor e que coloque esta revista no topo da sua prioridades. Apesar de tudo as vendas desta revista tem sido estáveis. A DC é a editora que edita o Batman e o Superman, mas um é agua ou outro é vinho… não há comparação em nenhum nível, com excepção da arte. Há um aspecto que distingue a revista Superman e a eleva para um patamar superior, refiro-me à arte do Kenneth Rockafort. Os desenhos dele são vivos e detalhados e as suas paginas tem layots verdadeiramente inovadores e que ajudam à historia a fluir de forma emocionante. Infelizmente, até os melhores falham e na revista Superman #17 nem a arte se “safou”. Vários painéis foram mal pensados e dificultaram a leitura da revista. Este número teve várias paginas duplas e em alguns momentos não se percebe bem em que sequência se deve manter a leitura.

[ad#post-largo]

superman 17Já agora, conhecem alguma revista que ainda tenha balões com os pensamentos das personagens? Scott Lobdell termina com esta revista o primeiro crossover entre as revistas Superman, Supergirl e Superboy. Pelo que li  este é mesmo o primeiro crossover entre estes 3 títulos, mas não se pode dizer que tenha sido bem sucedido. O vilão tem ainda mais poderes que o Super-Homem e quer destruir a terra, para dessa forma poder criar força suficiente para poder voltar no tempo e salvar Kripton. Na crónica e Rachel Rising falámos de historias construídas à volta das personagens. No caso do Super-Homem falamos de historias construídas e pensadas para os eventos e para a acção. A diferença é abismal e percebe-se que o editor do Super-Homem anda com as prioridades trocadas! No fim desta revista não conhecemos melhor nem o Clark Kent nem o Super-Homem e fica a questão: Scott Lobdell conhece o Super-Homem?

Nota final: Nem tudo são más noticias, e 2013 promete ser um grande ano para o Super-Homem (que celebra 75 anos) Primeiro porque a 27 de Junho estreia em Portugal o filme Homem de Aço, realizado por Zack Snyder (300 e Watchmen), com historia de David S. Goyer (Dark City, Blade e Batman) e produção de Christopher Nolan (Batman) – esperamos que seja melhor que o anterior. A segunda boa noticia é o lançamento da revista de BD com o título: Superman Unchained escrito pelo Scott Snyder e desenhado pelo Jim Lee e com uma back up story de Dustin Nguyen (Li’l Gotham)

Escritor: Scott Lobdell
Desenhador: Kenneth Rockafort
Nota: 5 em 10

Nelson Vidal

E tu já leste alguma revista desta série?
Partilha connosco a tua opinião!

previews O Lobo Mau

One thought on “BD: Crítica – Superman #17

  1. Eu por acaso acho giro os baloes de pensamento. É uma coisa que se perdeu e tenho pena. Parecia mesmo que estavam a pensar e não a narrar como se fosse um documentario e como se ve nos comics de hoje em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights