Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

BD: Crítica – Superior Spider-Man #1

superior spider-man1 capaNa banda desenhada como no futebol (e já agora, na vida em geral) o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira. Mas mesmo assim começo esta crítica com a seguinte afirmação: Superior Spider-Man #1 será provavelmente um dos maiores falhanços da historia recente da Marvel e da industria de BD americana!(clica nas imagens para aumentar)[fbshare]

Não é a primeira vez que vemos a completa subversão de uma personagem muito conhecida.
Até nem é primeira vez que a revista Amazing Spider-Man tem um Homem-Aranha que não é o Peter Parker, mas desta vez tudo é diferente.

Peter Parker “terá” morrido no Amazing Spider-Man #700, uma morte muito pouco heróica. Acontece depois do Otto Octavius trocar de mente com o Peter, e o corpo do Otto Octavius/Peter Parker deixou de funcionar. Ou seja, morreu.

superior spider-man1 página 1Foi uma leitura estranha, porque Peter verbalizava cada vez que um órgão do seu corpo deixava de funcionar.
É certo que na BD americana é relativamente comum um super-herói estar numa luta e dizer que tem alguma costela partida ou algum órgão interno a sofrer hemorragia. Mas o que se lê no Amazing Spider-Man #700 é inevitavelmente visto de forma diferente, porque todo o argumento que suporta a morte do Peter Parker é pouco plausível.

Temos pelo menos 3 factores que são difíceis de aceitar: (1.) a troca de mente entre as personagens, (2.) a morte pouco heróica de um super-herói (nunca um herói teve uma morte tão insignificante) e (3.) alguém acredita que é possível saber quando um rim deixa de funcionar? Adicionalmente, é bastante óbvio que este status quo não se vai manter durante muito tempo – cedo ou tarde o Peter Parker há-de voltar a ser o Homem-Aranha e este Superior Spider-Man não será mais do que um interlúdio.

superior spider-man1 página 2Voltando ao Superior Spider-Man #1, encontramos um homem-aranha com o qual não é possivel criar empatia. Dan Slott (escritor) certamente que quer distinguir bem entre o Peter Parker e o Otto Octavius (também conhecido por Dock Ock) e consegue! Este novo Homem-Aranha não passa de um Dock Ock no corpo do Peter Parker e por isso mantém a sua habitual arrogância e desprezo por tudo aquilo que não lhe convém ou não o beneficia.

Parte importante desta revista passa-se num conflito com o Sexteto Sinistro. Dock Ock tenta ter uma atitude heróica e interrompe um assalto, mas como a luta começa a dar muito trabalho, deixa as coisas a meio e vai para o seu laboratório inventar mais algumas engenhocas. Não, não estou a exagerar, ate porque a última pagina da revista guarda-nos uma surpresa.

superior spider-man1 página 3****** spoiler *******

Nas últimas paginas, o Homem-Aranha volta a lutar com o Sexteto Sinistro e desta vez tem a intenção de vencer. Para isso monta um cenário com varias armadilhas para cada um dos elementos deste sexteto. Mas, como já todos sabemos, o Homem-Aranha é agora o Dock Ock e este não se fica pelas armadilhas, por isso também chama a imprensa para que o seu “acto heróico” possa ser visto por todos.

A luta final envolve muitos socos e Ock pretende descarregar a sua tensão num dos vilões.É na ultima pagina (e úultimo painel) que vemos algo extraordinário –  Peter Parker pode estar morto, mas isso não quer dizer que tenha desaparecido. De agora em diante Peter Parker estará certamente presente, não de corpo mas de alma. Isso mesmo! O Peter Parker agora é um fantasma e vai zelar pela sua reputação, impedindo o Dock Ock de cometer vilanias com o seu corpo.

superior spider-man1 página 4Para escrever esta critica além de ler o comic também li outra criticas e comentários sobre esta revista. Pareceu-me que as opiniões estão extremadas. Existem pessoas que gostaram muito e acham que é um bom momento para começar a ler as histórias do Homem-Aranha. Outras pessoas acham que esta revista é um insulto à longa historia desta personagem que muitos amam.
Do meu ponto de vista esta revista não vale mais do que o valor que se pagou por ela, mas sugiro que usem a caixa de comentários para deixar a vossa opinião.

Nota: 3.98 em 10

Nelson Vidal

[ad#cabecalho]

19 thoughts on “BD: Crítica – Superior Spider-Man #1

  1. se isto tem causado tanta polémica vou querer ler para ver o que se passa. Dá para perceber sem ler nada para tráz?

  2. Ola Fabio

    esta revista pode ler-se bem sem se conhecer o que aconteceu antes, nesse ponto tem sucesso pq permite qualquer novo leitor pegar na revista e seguir sem problemas.

    Abraço

  3. Eu vou com as minhas leituras atrasadas mas a recuperar. Acabei de ler o 698 e é aqui que o corpo do Peter já está “possuido” pela mente do Octopus (pensei que isso ia acontecer só no #700). E a verdade é que só com um 1 comic, já sinto falta do verdadeiro Peter. 🙁

    Não só isto promete ser mau, como têm usado artistas que nada aprecio, como o Humberto Ramos ou Giuseppe Comuncoli. Este último nem parece ser mau de todo, mas tem sido maltratado com uma arte-final e colorização que nada o favorece. É pena, porque o Slott até tem feito um papel aceitável (adorei o arco dos Duendes Macabros, por ser uma história do homem-aranha à antiga).

    O Homem-Aranha é uma instituição e merecia mais.

    Seja como for, vou ler o 699 e 700 e até pode ser que mude de opinião… mas duvido.

  4. Cara, eu gostei.
    Chega uma hora que tem que mudar.
    E Peter no final de Homem Aranha #1 Superior promete que vai voltar. Ele certamente voltará e manterá o uniforme. Pelo menos eu acredito nisso

  5. Até parece que é a 1a vez que está alguem novo por tras da mascara apesar de neste caso ser na mente durante a saga do clone foi o Clone Ben Reilly e no Aranha do Jn uma muher,não vai ser a 3a tentativa que vai “colar”.

  6. Isto é simplesmente mau demais.
    E é uma pena porque até podia ter sido uma grande história, como o derradeiro desafio ou a derradeira crueldade que o Homem-Aranha teria de enfrentar. Infelizmente tudo isto tem a profundidade emocional de uma gala da casa dos segredos…

    O irónico é que eu até teria curiosidade em ler isto se fosse uma história fora da continuidade normal, como Spider-Man: The Reign. Mas ao ter isto incluído na continuidade vai acontecer uma de 2 coisas:
    1) O Peter morre de vez (e pelos vistos fica como o Obi-Wan)
    2) O Peter regressa como Homem-Aranha (é o mais provável)de uma forma tão absurda (porque não há uma forma simples de reverter isto)que irá manchar para sempre a continuidade.

    Qualquer uma das opções é francamente má. Como leitor do Homem-Aranha há vários anos, desaconselho tudo isto pelo vazio emocional e por parecer que o Homem-Aranha está a ser escrito pelo departamento de marketing da Marvel.

  7. No Superior Spider-Man #8, cuja solicitação será feita na Previews de Fevereiro, já voltam a falar no Peter. As minhas previsões eram para 12 números sem o Peter, mas parece que ele reaparece mais cedo do que aquilo que esperava…

  8. Sera que por favor me poderia dizer onde é que posso comprar as bd´s do homem aranha (aqui pelo porto)??

    agradecia (:

  9. a mudança é, regra geral, boa!
    mas neste caso está revista mais parecia uma cena tirada do filme Gost – o espirito do amor.

    Antonio.
    é inevitável que o Peter Parker volte! o que me faz ter algum optimismo.

    se pensarmos bem, esta pode ser uma fase má deste super-heroi. mas quando o Peter parker voltar tudo pode ser muito diferente. Nessa situação a Marvel poderá dar um enquadramento diferente e mais rico a personagem.

    o Regresso do Peter pode acabar por ser uma boa historia!

    tenhamos fé!

    🙂

  10. Boas.

    Esta BD não se encontra à venda em quiosques e papelarias cá em Portugal? Só pode ser adquirida através de olobomau.com?
    Já agora, as revistas vendidas em olobomau.com estão todas em português?

    Obrigado desde já.

    Cumprimentos.

  11. A BD só existe em inglês, por isso não se encontram em papelarias.
    Há meia dúzia de lojas em Portugal onde poderás encontrar a revista. Uma delas é na loja on-line O Lobo Mau. Mas como disse acima, estão em inglês.

  12. Ah ok, muito obrigado pela ajuda.

    Quando este tipo de revistas não são editadas em Portugal na mesma época em que o são lá fora, poderá ser expectável que uns tempos depois possam vir a sê-lo? Tipo um ano depois, ou algo do género? Pergunto isto porque não tenho experiência nem muito conhecimento na matéria, mas estou interessado em colecionar.

  13. Obrigado pelas informações Hugo.

    Já agora, este site não tem nenhum fórum para o espaço de BD? Ou não há nenhum bom fórum/espaço português para debater sobre edições portuguesas de BD? É que tenho várias dúvidas que gostaria de ver esclarecidas sobre edições de BD’s lançadas a nível internacional comparativamente às lançadas em Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights