Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

BD: Crítica – Star Wars #1 (Dark Horse)

star wars # 1 cover A Dark Horse é a editora que actualmente tem os direitos para publicar livros da Guerra das Estrelas nos EUA, e há pouco mais de 1 ano tinha deixado de publicar series on-going passando a publicar apenas mini-series.[fbshare]

Esta decisão editorial levou ao aparecimento de varias mini-series (a maioria com qualidade) e com algumas caracteristicas em comum: todas tinham nomes gigantes (por exemplo: Star Wars: Agent of the Empire 1: Iron Eclipse, Part 1), era difícil perceber se existia alguma ligação entre os diferentes títulos, sendo complicado (no mínimo) seguir qualquer uma das revistas.

Mais do que tudo isto, o anterior formato de series prolongadas no tempo, dava maior estabilidade e congruência a todo o universo, sendo mais fácil manter o leitor atendo e interessado nos diferentes acontecimentos de cada revista. Por tudo isto, voltar a ter uma serie on-going foi uma boa noticia para todos os fãs deste universo.

star wars # 1 Página 1

Na realidade foram varias as boas noticias: esta nova serie será escrita por Brian Wood, passa-se imediatamente a seguir ao Episodio IV (o primeiro filme a ser lançado), 2 meses depois da Batalha de Yavin e chama-se simplesmente STAR WARS – este pequeno detalhe pode parecer pouco relevante, mas não é. Há alguma audácia nesta decisão e também uma demonstração de que se pretende algo mais desta revista mensal. (pelo menos podemos ter fé….)Os personagens desta nova série serão os mesmo dos filmes. Nesta primeira revista o maior elogio que se se pode fazer, é dizer que cada personagem tem o seu tempo para aparecer e que não é necessário conhecer todos os filmes e comics para se poder ler sem qualquer dificuldade.

Brian Wood não esconde os personagens que (quase) todos conhecemos. Leia, Luke, Han Solo, Chewbaka, Darth Vader, Imperador Palpatine – todos eles marcam presença em diferentes contextos e muito naturalmente.

O Lobo Mau

O filme Star Wars IV: A New Hope termina com a Batalha de Yavin, e a destruição da Estrela da Morte. Apesar de o filme ter um final, que se pode considerar feliz, nenhuma das partes ficou em muito bom estado. Tanto a Aliança Rebelde como o Império sofreram prejuizos significativos com os quais tiveram que lidar de forma diferente. A forma como resolveram os problemas resultantes dessa batalha nunca foi abordada. O filme seguinte Star Wars V: O Império Contra-Ataca começa 3 anos depois e a Aliança Rebelde já tem uma nova base no planeta gelado de Hoth.

star wars # 1 Página 2

Esta Banda Desenhada deve abordar o que se passa nos 3 anos que medeiam os 2 filmes e a primeira revista desta nova aventura não perde tempo.
Primeiro acompanhamos Leia Organa e Luke Skywalker a procurar um novo local para estabelecer uma a base da Aliança Rebelde, depois vemos Han Solo e Chewbaka ainda indecisos sobre o seu futuro (uma vez que depois de serem vistos com a Aliança rebelde terão muita dificuldade em obter trabalho como contrabandistas). Nas ultimas páginas desta revista ainda vemos o Imperador Palpatine a demonstrar o seu desagrado com o insucesso de Darth Vader e com a destruição da Estrela da Morte (Death Star).

star wars # 1 Página 3

Todos estes acontecimentos acontecem de forma muito fluída e natural, com bons diálogos que nos dão a conhecer melhor o que todas estas personagens sentiram durante este período. Nota-se também uma preocupação em tornar esta revista acessível a qualquer leitor. Por isso é certamente um bom ponto de partida para quem quiser entrar neste grande universo que é a Guerra das Estrelas.

É importante referir que os desenhos de Carlos D’anda retratam os actores de forma diferente. D’anda não desenha os personagens tais como as conhecemos e isso pode causar alguma estranheza inicial. Mas este detalhe acaba por não ser decisivo para a avaliação desta revista.

Nota: 10 em 10

Nelson Vidal

previews O Lobo Mau

4 thoughts on “BD: Crítica – Star Wars #1 (Dark Horse)

  1. Esta critica foi entusiasmada. Até que me cativou, fiquei curioso.
    Isto já não vai sair na coleção da Planeta de Agostini, pois não?

  2. Ola Fábio

    esta revista sai este mês nos USA, por isso não vai estar na colecção da Planeta de Agostini.

    gostei particularmente de escrever esta critica pq só percebi que tinha gostado tanto do comic depois de a escrever 🙂

    na primeira leitura do comic ate não achei mt entusiasmante, as qd me pus a pensar nos detalhes da historia, percebi que o comic está mt bem conseguido!

    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights