BD: Crítica – Saga Volume 1
Um dos grandes sucessos internacionais chegou há menos de um mês na nossa língua. Saga Volume Um foi lançado no AmadoraBD no início do mês, mas só nos próximos dias é que irá ser distribuído a nível nacional nas livrarias em em bancas seleccionadas. [fbshare]
Escrever uma critica da revista Saga é difícil, por isso, melhor do que ler esta critica é LER o álbum. Brian K. Vaughan tem muito mais talento para escrever do que nós!
Saga é uma série que teve o seu primeiro número em 2012 e entrou em varias listas de melhores séries do ano. Alias, o Saga #1 é provavelmente um dos melhores números 1 que lemos nos últimos anos.
A história escrita por Brian K. Vaughan e desenhada por Fiona Staples é muito orgânica, e, exemplar na forma como o texto e o desenho interagem – algo relativamente incomum. Não vemos apenas balões e caixas de texto. Por vezes o texto adapta-se ao próprio desenho tornando a leitura ainda mais interactiva.
No centro desta aventura temos uma familia – Alana, a Mae – Marko, o Pai e Hazel, a filha recém nascida. É muito claro que BKV quer que esta série aborde temas como a família e a guerra. Alana é de um planeta tecnologicamente avançado (Landfall), e Marko é da única Lua desse planeta e cuja civilização está muito ligada às artes magicas – ambas as civilizações estão em guerra há varias gerações.
Como a luta entre ambos pode levar à destruição dos 2 planetas, ambas as civilizações optam por criar um campo de batalha neutro. Desta forma, quer Landfall, quer Wreath (a única Lua de Landfall) são locais pacíficos – Fisicamente a guerra acontece noutros locais, mas culturalmente ambas as civilizações recusam qualquer proximidade e é impensável qualquer tipo de relacionamento.
[ad#post-largo]
A guerra dura há tanto tempo que todos os seus habitantes tem ressentimento dos habitantes do planeta/satélite contra o qual estão a lutar. Por isso a relação de Alana e Marko não é aceite e são contratados caçadores de prémios para capturar esta família.
Um dos detalhes deliciosos desta série é os nomes das personagens, particularmente os nomes dos vilões, que passo a citar: The Will, The Stalk e Prince Robot IV, – temos ainda a Brio Talent Agency – onde podem ser contratadas pessoas de talento e… alguns assassinos.
Este tomo é harmonioso entre a acção de Alana e Marko e as das restantes personagens que os perseguem.
Saga, é provavelmente uma das melhores séries a ser publicadas actualmente e por isso é “obrigatória” para qualquer pessoa que goste de Comics.
E a edição portuguesa é excepcional. A capa dura “embrulha” um recheio com um papel de qualidade superior, com óptima gramagem e com a quantidade certa de brilho, de forma a que não prejudique a leitura. Ao qual se inclui uma tradução eficaz e uma legendagem cuidada.
A isto tudo ainda se adiciona um preço incrivelmente baixo! Este luxuoso maravilha estará à venda por apenas 8.99€!
Nota: 10 em 10.
Nelson Vidal, com Hugo Jesus
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.
Boa noite, fiquei curioso com esta BD, não conhecia! Onde se encontra à venda em Lisboa?
Procura numa FNAC próxima de ti.
Na do Porto ainda não tinha, na 6ª passada.
Em termos de edição portuguesa, tenho a ‘reclamar’…..o cheiro! Não sei se será da gráfica onde foi impresso, mas o intenso cheio que sai das paginas é….e atenção que não estou a gozar… (no sentido português do termo e não no brasileiro)
é o que? O meu cheira muito bem! se calhar tiveste azar nalgum livro q correu mal…
Já saiu pelo menos nalgumas bancas.
Já no que respeita ao cheiro é normal. Quando são mesmo novos, cheiram bastante. Os livros da Levoir também tinham este cheiro intenso. Abria e lia o livro à noite e de manhã ainda pairava o cheiro a livro no quarto.
Para quando está previsto o lançamento da continuação desta saga?
Serei apenas eu? Serão apenas os livros que me calham? O cheiro agoniativo agora também está nos livros do XIII….tenho que os deixar abertos uns dias até lhes conseguir pegar….