Annecy: Animação portuguesa em destaque
No último dia da edição deste ano, foi anunciado que Portugal será o convidado de honra da próxima edição do festival de cinema de animação de Annecy.
A realizadora portuguesa Regina Pessoa anunciou, num vídeo mostrado à plateia do evento e posteriormente divulgado na conta oficial que em 2024 será feita esta homenagem à animação portuguesa.
A edição que terminou a 17 de junho contou com várias produções portuguesas em competição.
Na competição oficial de curtas-metragens esteve “Catisfaction”, produzido e realizado por André Almeida, feito em 3D, sem diálogos, sobre um homem e o seu gato.
Na mesma competição estiveram duas coproduções portuguesas da Cola Animation: “L’Ombre des papillons”, de Sofia El Khyari, de desenho sobre papel, e “Telsche”, de Sophie Colfer e Ala Nunu.
Na competição de filmes “Off Limits” concorreu “Motus”, uma curta-metragem experimental em stop motion, assinda por Nelson Fernandes. Para a competição de filmes para televisão foi selecionada a série infantil “Sr. Passageiro”, do realizador José Pedro Cavalheiro, com argumento de Regina Guimarães e produção da Ocidental Filmes.
O festival de cinema, que é um dos mais importantes para o cinema de animação, foi este ano dedicado ao México.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.