Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Análise: Ratchet & Clank: Uma Dimensão À Parte

Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte

O famoso Lombax e o seu companheiro robô estão de volta em Ratchet & Clank: Uma Dimensão À Parte. Serão que estamos perante o primeiro grande exclusivo da nova geração?

Desde a era PlayStation 2 que Ratchet & Clank foi sempre uma franquia com uma ligação muito grande à Sony. Desta feita, passado 19 anos do primeiro jogo e já com um reboot/re-imaginação pelo meio, eis que chegam à PlayStation 5, prometendo uma jogabilidade fora do normal, mesmo que ainda acompanhada do humor que estamos habituados por parte desta dupla e dos seus compinchas.

Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte

A história, por si só, já é carregada de humor. Estavam então a celebrar as suas aventuras, os nossos dois titulares da história, quando o Dr. Nefarious decide voltar a atacar. Depois de roubar um dispositivo que permite viajar entre dimensões e, no processo desse roubo, acabar por o arruinar, vemos estas três personagens a viajar para uma dimensão alternativa que também foi afetada pelos acontecimentos da “dimensão original”, como a irei chamar. Nesta dimensão acabam por conhecer Rivet, uma Lombax rebelde daquela dimensão. Estamos então perante uma história de encontros, rebeldia contra o sistema e muitas piadas parvas que se juntam pelo caminho mas que, ao mesmo tempo, acabam por fazer qualquer um soltar umas belas gargalhadas.

Para quem jogou a re-imaginação do primeiro jogo lançada em 2016, não irá encontrar muita diferença nos controlos. Continuamos mais ou menos com as mesmas habilidades, exceptuando que temos uma grande porção do jogo em que jogamos apenas com Ratchet. No entanto, controlar Rivet é uma experiência diferente e, ao mesmo tempo, igual. Rivet era a personagem que necessitávamos para trazer uma brisa de ar fresco ao titulo.

Em termos de jogabilidade, penso que o mais importante seja mesmo viajar entre dimensões. É algo completamente surreal e fantástico, especialmente se tivermos em conta que, por muito giro que seja movermo-nos de um lado para o outro numa área utilizando as dimensões, para alcançarmos algum local ou para podermos estar mais perto de um inimigo para lhe darmos com a chave inglesa, onde o jogo brilha é nas batalhas contra chefes, com visuais belos e cativantes, podendo também ser uma pequena distração para o caso de querermos vencer a batalha o mais rápido possível.

Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte

Em termos de som, continuamos com músicas fantásticas que estão completamente ligadas com o jogo e, claro que temos várias falas e piadas enquanto percorremos as áreas em que nos encontramos. Tenho que dar destaque à dobragem em Português, que volta a ser de alto gabarito e com piadas bem adaptadas para a língua de Camões. Por outro lado, a longevidade é o habitual para quem está habituado aos jogos desta série: deverão completar a história principal em cerca de 10 horas.

Resta concluir que, Ratchet & Clank: Uma Dimensão À Parte chegou à PlayStation 5 como a derradeira prova dos 9 sobre a capacidade da nova consola da Sony, sendo assim um exclusivo de peso. E se há exclusivos assim aí guardados, que venham mais!

Nota Final: 10/10

Ratchet & Clank: Uma Dimensão À Parte está disponível em exclusivo para PlayStation 5

Desenvolvedora: Insomniac Games

Distribuidora: Sony Interactive Entertainment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights