Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Análise jogos: YOLKED – The Egg Game

Yolked

O Central Comics decidiu sair da casca e experimentar YOLKED – The Egg Game, um pequeno título para jogar de sorriso na cara.

Sinopse de YOLKED – The Egg Game

No segundo título da HitCents que o Central Comics analisa consecutivamente, Yolked – The Egg Game, jogo baseado em física desenvolvido pela HardBoiled Studios, põe-nos na pele (mais precisamente, na casca) de um ovo criado em laboratório por um cientista louco. A nossa missão? Utilizar os nossos recém-adquiridos braços para fugir enquanto enfrentamos uma miríade de obstáculos e tentamos não partir o ovo a rir.

Física em ação.

Análise de YOLKED – The Egg Game

Não tinha a certeza se valeria a pena escrever um artigo de análise dedicado a Yolked – The Egg Game, já que me pareceu, à primeira vista, um título demasiado pequeno que mais parece um jogo móvel grátis do que de um de PC. Porém, as terríveis criaturas que compõem a administração do Central Comics disseram-me que, se não experimentasse o jogo, utilizariam os seus superpoderes nerd para encontrar uma BD escrita no Luxemburgo em 1964, sobre um contabilista que se depara com um dilema moral enquanto preenche declarações de impostos, e me ligavam todos os dias às 4 da manhã para a lerem em voz alta — com descrição pormenorizada dos desenhos! Enfim, lá decidi ceder e experimentar Yolked – The Egg Game… e tive uma agradável surpresa.

A história de Yolked – The Egg Game é praticamente inexistente e está bem resumida na sinopse que escrevi acima. Mas parece-me bem incluir neste parágrafo o aspeto mais positivo do jogo: o humor! A subtileza com que todos os elementos incluídos nos vão passando mensagens humorísticas está muito bem conseguida e fez-me rir. Desde outros ovos a tentar fugir em plano de fundo, passando por artigos de jornal a acrescentar contexto, até ao próprio nome do cientista (no spoilers here), achei todo o conceito muito divertido.

Yolked – The Egg Game é um jogo de plataformas de gema (!), baseado em física. A jogabilidade é idêntica à de Heave Ho, em que a ideia é irmos do ponto A para o ponto B utilizando os nossos bracinhos para nos agarrarmos a uma série de plataformas que encontramos pelo caminho, enquanto nos tentamos desviar de várias armadilhas que nos querem destruir. Trata-se de uma mecânica divertida, mas já vista, se bem que, aqui, temos uma série de indumentárias colecionáveis com que podemos vestir o nosso ovo.

Em termos de gráficos e som, Yolked – The Egg Game é bastante neutro. Nada de especial, mas ambos cumprem o propósito.

Diverti-me muito com Yolked – The Egg Game, mas numa comparação direta com Heave Ho, daria a bicicleta ao segundo, pelo simples facto de que se trata de um jogo cooperativo, uma oportunidade perdida no título em análise e que acrescenta toneladas de diversão.

Elementos humorísticos acrescentam contexto.

+++

Humor.

Torna-se um pouco repetitivo após algum tempo.

Vários perigos e indumentárias colécionáveis.

Classificação: 6/10

Yolked – The Egg Game é um daqueles jogos que, apesar de pequeno e de não passarmos lá inúmeras horas, fica na memória por nos ter divertido muito durante algum tempo. Embora não tenha problemas em atribuir classificações elevadas a jogos muito simples, não o consigo fazer neste caso porque já vi o conceito antes, ainda por cima, em modo de cooperação, o que acrescenta muito. Seja como for, diverti-me à brava e recomendo.

Yolked – The Egg Game está disponível no Steam por 9,99 €. Pessoalmente, não pagaria mais de 5,00 € pelo jogo, mas tenho a certeza de que as promoções abundarão.

Para terminar, fica a dica indispensável: o que veio primeiro: o ovo ou a galinha? Não sei, mas o ovo está a tentar dar de frosques.

Plataforma testada: PC

Trailer de Yolked – The Egg Game:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights