Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

O bizarro jogo “Computer Repair Shop” não é bem o que esperavas!

Computer Repair Shop
Computer Repair Shop

O Central Comics abriu as portas do negócio mais duvidoso do bairro em Computer Repair Shop. Será que o jogo em si tem qualidade?

Sinopse de Computer Repair Shop

Abre o teu próprio negócio informático e segue as tuas próprias regras: rouba passwords, esvazia as contas bancárias dos teus clientes, pirateia software, arruína hardware e constrói os teus robôs de combate — no final, vai descontrair num clube de strip.

Computer Repair Shop é um jogo de simulação a ser desenvolvido e distribuído pela Cheesecake Dev, que o lançou a 12 de janeiro.

Abre a tua loja de informática.

Análise de Computer Repair Shop

Quando surgiu a oportunidade de experimentar Computer Repair Shop, hesitei um pouco em saltar para a carruagem, já que, apenas pelo nome, presumi que se tratava de uma cópia barata de PC Building Simulator. Porém, bastaram-me alguns segundos de imagens de gameplay para perceber que não era o caso. Mantive a ideia de que o jogo tinha sido desenvolvido num tablet por um vendedor da banha da cobra sentado numa banca da Feira da Ladra, mas agora, fiquei entusiasmado com isso, porque o conceito do jogo acompanha esse contexto.

Embora me tenha divertido a jogar Computer Repair Shop, acabei por me deparar com diversos bugs e outras falhas que me impediram de continuar a jogar por muitas mais horas. A boa notícia é que a equipa de desenvolvimento continua a melhorar o jogo. Se continuar assim, daqui a uns tempos, temos aqui um jogo muito divertido.

Ainda a ser melhorado.

História de Computer Repair Shop

Começamos o jogo ao arrendar uma loja que, pelas imagens online, parece impecável. Lá chegados, somos confrontados com um cenário bem diferente. O espaço é um antro invadido por sem-abrigos que temos de expulsar à marretada. Se esta descrição de um jogo chamado Computer Repair Shop vos confunde, agarrem-se bem ao vosso lugar porque este título está recheado de peculiaridades como esta. Aliás, penso que a principal força do jogo é mesmo ser completamente — e aqui vou utilizar um termo altamente técnico — estapafúrdio!

Enfim… adiante. Lá acabamos por abrir a nossa lojinha e o objetivo passa a ser ganhar dinheiro, seja lá como for, para o estoirar nas coisas mais absurdas, como robôs sexuais, clubes de strip tease, lutas de robôs e até comida para gatos. Tudo isto, já adivinharam, regado de um humor bem especial, num jogo nada aconselhável para menores.

Aqui há gato!

Jogabilidade de Computer Repair Shop

Neste campo, Computer Repair Shop até se aproxima alguma coisa de Computer Building Simulator, pelo menos, na parte de arranjar computadores. Os clientes deixam os computadores na loja, por vezes com uma nota a indicar os problemas e preferências, por outras, sem qualquer indicação, e cabe-nos arranjar os ditos computadores.

Para tal, temos de consertar ou encomendar peças, instalar aplicações e limpar vírus. Além desta vertente mais honesta, também podemos roubar passwords, aceder a contas bancárias, instalar vírus, roubar peças e proceder a outras atividades ilícitas dentro da loja, fora da loja e até em universos alternativos (isso mesmo, leram bem). Depois, podemos pegar no dinheiro que juntámos e gastá-lo para descontrairmos com as tais atividades de lazer que indiquei acima.

O loop é divertido, mas o jogo tem alguns bugs, o mundo é demasiado artificial, há muito por otimizar e existem problemas de equilíbrio — apenas a título de exemplo: se não tivermos cuidado, os computadores dos nossos clientes são roubados por um tipo que parece acabado de sair de uma masmorra BDSM, mas o problema é que isto acontece de 5 em 5 minutos.

Quando contratei um segurança, pensei que a questão ficasse resolvida… e ficou, mas agora ouço um disparo de uma pistola de 5 em 5 minutos — bem sei que existem bairros perigosos, mas isto estraga um pouco a imersão.

Universo alternativo.

Gráficos e som de Computer Repair Shop

Tanto gráficos como som não acrescentam nada à qualidade do jogo, pelo contrário. Ainda está tudo muito pouco trabalhado num projeto que parece saído do início dos anos 2000 e que transmite a sensação de artificialidade, o que nunca é bom indicador num jogo de simulação.

Podia estar mais bonito…

Postas de pescada e um par de botas

Apesar de todos os problemas e defeitos, acabei por me divertir com Computer Repair Shop e recomendo o jogo a quem lhe interesse experimentar algo diferente. Não esperem um grande jogo com qualidade imaculada. Não esperem uma sanduíche de javali fumado com batatas regadas com molho de chalotas caramelizadas, confecionada pelo Chef Avilez.

Não.

Esperem antes um hambúrguer de gaivota de uma roulotte ilegal no parque de estacionamento do Boom Festival, preparado por um eremita sob o efeito de LSD. Não sei se a experiência vai ser boa para vocês, mas vai, sem dúvida, ser memorável!

O jogo tem, de momento, mixed reviews no Steam, mas não me parece justo. Este é um daqueles títulos peculiares que tem de ser jogado de mente aberta. Não é um jogo sério. É um jogo divertido que apela a um diferente sentido de humor. Vou atribuir nota positiva porque embarquei nesta aventura com o espírito certo e diverti-me, além de que a equipa de desenvolvimento continua a trabalhar para melhorar a experiência. Com um pouco de paciência, a qualidade acabará por se aproximar do conceito.

+++

  • Conceito e sentido de humor alternativo.

  • Pouca refinação do jogo, bugs e problemas de equilíbrio.
Lutas de robôs.

Classificação: 6/10

Tenho alguma pena porque gostava de dar uma nota melhor, já que admiro bastante a originalidade, mas não o posso fazer devido aos problemas que encontrei. Seja como for, cada um destes 6 valores é sólido, pelo menos, da minha parte.

Computer Repair Shop está disponível no Steam por 9,75 €.

Para terminar, fica a dica indispensável: as strippers mais caras nem sempre são as melhores.

Plataforma testada: PC

Gameplay de Computer Repair Shop:

Trailer de Computer Repair Shop:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights