Análise BD: Quaresma o decifrador – A Morte de Dom João
A morte de Dom João, traz-nos novamente uma adaptação e recriação gráfica de mais uma novela policial de Fernando Pessoa pelo autor Mário André.
Aqui Quaresma é chamado mais uma vez para desvendar um crime violento que quase foi testemunhado por um polícia aquando a sua ronda noturna e um grupo de três jovens, que também ouviram um grande barulho de vidro a partir de uma moradia. Após se depararam com um corpo, nenhum deles viu o assassino sair e a polícia não consegue escrutinar quem será o autor do crime. Após os dois principais suspeitos serem ilibados, só mesmo Quaresma o decifrador para desvendar esta charada.
Com efeito, achei que a resolução deste crime pelo personagem principal foi demasiado rápida e mais uma vez, muito decifrável pelo leitor, fruto da datação destas histórias de Pessoa. A ação é praticamente nula, e a sensação é a de ver um episódio do Dr. House em que o diagnóstico certo é feito à primeira sem qualquer tipo de dúvida ou reviravolta no enredo.
O destaque neste livro, está para mim na evolução do desenho de Mário André em relação aos dois primeiros livros. Há já um amadurecimento no seu traço e vê-se que trabalhou bastante o seu jogo de sombras e luzes tornando o seu desenho mais atrativo e coerente fazendo surgir um preto e branco mais luminoso e seguro.
Também, a disposição das vinhetas apresenta melhorias, tornando a leitura fluida e de fácil compreensão.
Ainda a trabalhar, os fundos, os cenários e a expressividade, mas a seu tempo, certamente Mário André irá surpreender ainda mais.
Muitos parabéns pelo trabalho e cá esperamos com expectativa pelo próximo volume entitulado “O caso Vargas “ com previsão a sair em 2025.
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.