Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Análise BD: Lastman, de Sanlaville, Vivès, Balak

“Lastman” é um Manfra, isto é, manga feito por franceses, que saiu pela editora Casterman e que teve enorme sucesso em França. Deu origem a uma animação na TV francesa no canal France 4 e para mim é dos melhores mangas que já li pois em termos de diversão e entretenimento é excelente.

A história é muito bem construída e contada, o desenho é maravilhoso e muitíssimo bom, o argumento e a forma de escrita é perfeita e a conjugação de ingredientes é notável. O desenho de Vivès é um dos meus favoritos, daqueles que primeiro estranha-se e depois entranha-se e que passado pouco tempo, apercebi-me que é genial.

Lastman
Capa de Lastman Vol. 9. Fonte ©Casterman

Por sua vez Sanlaville, mistura-se de tal forma no traço de Vivès que praticamente não se distingue. Já o que Balak e Vivès apresentam como história é realmente inacreditável. A forma como conseguem juntar os componentes que vou enumerar seja para fazer homenagem, tirar partido, tirar parecenças, fazer lembrar, misturar e colocar tudo de maneira a fazer sentido, é incrível.

Com efeito, quem for ler esta série poderá identificar e reconhecer semelhanças com as seguintes obras e ideias: Dragon Ball, Cavaleiros do zodíaco, Mad Max, filmes do Van Damme como Kickboxer, Bloodsport ou Legionário, filmes do Stallone como Rambo ou Rocky, filmes do Schwarzenegger como Comando, Exterminador ou Total Recall ou O Gladiador, filmes do Regresso ao Futuro, Indiana Jones, Matrix, Harry Potter, Akira ou mesmo elementos de Wrestling e Disney… e poderia dizer mais, porque de certeza que as há. Parece mentira mas não é.

Lastman
Páginas do interior de Lastman Vol. 3. Fonte ©Casterman

As influências são notáveis e é preciso ser génio para conseguir fazer uma mistura de tudo isto e fazer algum sentido, quanto mais ser um argumento viável. Estes autores conseguem e superam-se… Em duas palavras: é Im — pressionante.
😅

A sinopse é muito simples: numa terra distante chamada Vale dos Reis, onde a magia é reconhecida como realidade, inicia-se um grande torneio anual de artes marciais e magia. Este é particionado pelos Reis vigentes.

Um jovem chamado Adrien Alba, treina duro durante todo o ano na escola do seu mestre Jansen para participar. O torneio é obrigatoriamente de duplas e infelizmente o parceiro de Adrien desiste de participar, mas do nada aparece um homem misterioso, estrangeiro, com maneiras rudes que se alia a Adrien para competir no torneio e tornar os sonhos do rapaz possíveis.

A partir do momento que entramos na leitura, é impossível parar. Os personagens são incríveis, e a evolução destes é magistralmente delineada para os ficarmos a conhecer melhor e ganharmos a nossa empatia ou desdém.

A história apresenta vários arcos, com enormes reviravoltas e um enredo entusiasmante e maravilhoso. A acção é frenética e o humor é constante, com “cliffhangers” de cortar a respiração e um enredo que se vai tornando cada vez mais forte e adulto.

Lastman
Páginas do interior de Lastman Vol. 3. Fonte ©Casterman

Os autores deram inclusivamente o nome a determinados personagens principais, que pertencem a actrizes pornográficas na realidade, e Balak consegue manter um ritmo na série, baseado no ritmo de séries televisivas como Guerra dos Tronos e The Walking Dead onde a história se torna aditiva de tal forma que mal conseguimos esperar para ver o que acontece em seguida.

A série tem 12 volumes, teve início em Março de 2013 e terminou em novembro de 2019, penso que se alguma editora pegasse nisto por cá, seria sucesso de vendas, porque é realmente fabuloso e extremamente divertido.

Recomendo vivamente esta leitura para os fãs do manga e não só. Diversão garantida e com muita qualidade.
Boas leituras 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights