Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Análise BD: Klimmy – O Rapaz Azul

Lembram-se dos incêndios de Setembro em Portugal? E das inundações de Outubro? Afinal, pelos vistos, as alterações climáticas são bem reais. E se um livro de BD fosse uma forma de conhecer o problema? Leia aqui a análise ao livro Klimmy – O Rapaz Azul.

Em Setembro passado os bombeiros nacionais não tiveram descanso no combate à maior onda de incêndios florestais do ano. Já em Outubro, em várias zonas do país, os Soldados da Paz voltaram a não ter descanso, desta vez com as inundações. O comentário geral é que o clima está maluco. Mas estará mesmo? E qual a razão para isso?

Estas e outras perguntas encontram resposta no recente livro que Samuel Caldeira e Mena Pitto lançaram no mercado.

Após assistirem, por acaso, a um protesto climático em Lisboa, e ao verificarem o lixo que os manifestantes deixaram para trás, decidiram passar à ação. Estando ambos profissionalmente ligados à área do desenho, o casal de autores começou a criar um álbum de BD que, por um lado, fosse de leitura acessível aos jovens, e por outro, transmitisse informação correta e esclarecida sobre as alterações climáticas. Para isso, pediram ajuda à autarquia de Cascais, concelho onde vivem, para os auxiliar a validar toda a informação apresentada.

Numa história baseada num grupo de jovens de Cascais que se desloca pelo concelho e também para a Amazónia, vamos descobrindo o que significam os termos que ouvimos quase diariamente nos meios de comunicação social. Com diálogos nada complexos, desenhos e gráficos de fácil compreensão e até alguns apontamentos de humor, facilmente compreendemos o ciclo da água, ou o que é o efeito de estufa. Um livro para jovens e menos jovens, que pode ser utilizado por pais, professores e educadores para dar a conhecer aos mais novos, de forma lúdica, a defesa do ambiente.

Uma obra com um texto muito dinâmico, desenho digital, vários locais e objetos do concelho de Cascais facilmente reconhecíveis, e uma paleta de cores muito sólida, tudo num estilo muito influenciado pela linha clara franco-belga. Sendo o seu primeiro álbum de BD, os autores apresentam um trabalho bastante homogéneo, mas verifica-se que há uma margem para evolução em futuros trabalhos.

Uma edição apoiada num crowdfunding totalmente atingido.

Como referido, uma dinâmica de leitura boa, resultando num nível de interesse constante para uma leitura fluída e contínua.

Livro em capa mole com boa encadernação, com páginas em papel brilhante com boa impressão. Bom preço para o livro em causa.

A apresentação oficial do livro, vai ocorrer no próximo dia 23 de Novembro, às 16:00 horas, na Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana. 

Tempo de leitura:

  • Klimmy – Rapaz Azul – aproximadamente 35 minutos

Não é apenas um grito de alerta. Para lá de uma leitura descontraída, esta é uma forma de compreender muitos dos termos que ouvimos todos os dias. Uma preciosa ajuda para compreender e explicar um tema muito atual. E afinal é muito mais útil do que pintar paredes ou monumentos…

Samuel Caldeira, Mena Pitto
Editora: Flamingo Edições

Livro em capa mole com 56 páginas a cores nas dimensões de 20,5 x 29 cm
PVP: 14,00 €

2 thoughts on “Análise BD: Klimmy – O Rapaz Azul

  1. Depois de ouvir a análise deste livro no podcast “Pranchas e Balões”, fiquei com curiosidade e procurei no google pelo seu título e comprei o livro online. Já o recebi e fiquei muito surpreendido. Confesso que quando ouvi no podcast que o tema era as alterações climáticas, achei que seria muito difícil transpor tal tema para banda desenhada. Enganei-me redondamente. O livro está muito bem feito e as ilustrações muito apelativas e informativas. Vou comprar mais livros para oferecer no natal.
    Parabéns aos autores.

  2. Adorei o livro, a história está muito bem construída, as ilustrações conquistam a atenção para certos assuntos que não são fáceis de abordar junto dos leitores mais novos que estão vocacionados para outro tipo de histórias. A forma como decorre a aventura e o sentido de humor em pequenos pormenores demonstram o cuidado dos autores em construir um interesse constante ao longo da narrativa.
    Comprei este livro para oferecer ao meu filho e, antes de o embrulhar, não resisti a lê-lo primeiro e não consegui parar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights