A Tragédia de Macbeth: a primeira grande estreia de 2022
A primeira grande estreia de 2022 é a mais recente adaptação de uma das mais notáveis obras escritas por William Shakespeare: Macbeth.
Ao longo dos tempos, a obra de Shakespeare foi adaptada para os palcos, para o cinema e para a televisão. O cinema já ofereceu adaptações memoráveis desta história de homicídio, ambição, loucura e astúcia, de cineastas como Akira Kurosova (Trono de Sangue), Orson Welles (Macbeth, de 1948), Roman Polanski (Macbeth de 1971), ou até mesmo a adaptação de 2011 com Michael Fassbender e Marion Cotillard.
Agora, a Apple TV+ apresenta A Tragédia de Macbeth, um dos filmes a ter em consideração nesta temporada de prémios.
Joel Coen (Fargo, Este País Não é Para Velhos) adaptou o clássico texto de William Shakespeare e juntou no ecrã dois dos melhores actores de uma geração: Denzel Washington e Frances McDormand.
A história centra-se no lorde e general do exército do Rei, Macbeth, que, por insistência da sua esposa, planeia matar o Rei e ocupar o lugar depois de conhecer a profecia de três bruxas.
Denzel Washington interpreta Macbeth numa jornada iniciada com a profecia das Bruxas resultando numa espiral na loucura, a sua interpretação é ousada, por vezes aterrorizante, e sempre cativante.
Frances McDormand é Lady Macbeth, o verdadeiro cérebro por detrás da operação e a voz convincente e meticulosa no seu ouvido, com a capacidade de pressionar Macbeth a aproveitar a oportunidade de chegar ao poder, que ela acredita ser dele por direito.
O elenco inclui ainda Corey Hawkins (Ao Ritmo de Washington Heights) como Macduff, o eventual adversário de Macbeth; Harry Melling (Harry Potter e a Pedra Filosofal, A Velha Guarda) como Malcolm; Bertie Carvel (Os Miseráveis) como Banquo; Moses Ingram (Gambito de Dama) como Lady Macduff; Brendan Gleason (Cold Mountain, Em Bruges) como Rei Duncan Olivia Washington (As Pequenas Coisas) e muito mais. Do elenco secundário, destaque para Kathryn Turner (Harry Potter e a Ordem da Fénix), na assombrosa interpretação das três bruxas.
O filme reúne colaboradores frequentes de Joel Coen, incluindo Bruno Delbonnel como diretor de fotografia, Mary Zophres como figurinista e uma banda sonora de Carter Burwell.
Para além de realizar e de escrever o guião, Joel Coen produz o filme com a sua esposa Frances McDormand e Robert Graf.
O filme é uma produção A24 e IAC.
A Tragédia de Macbeth estreia a 14 de Janeiro na Apple TV+.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.