A Indústria da IA Atingirá um Valor de Quase $830 Mil Milhões Até 2030
A indústria global de IA tem crescido de forma tremenda nos últimos anos e nada parece parar o seu crescimento. Em 2024, o mercado total deverá atingir 315 milhões de utilizadores e um valor de $184 mil milhões, 35% a mais do que no ano passado. No entanto, isso não se compara às projeções de crescimento para os próximos anos, que recentemente se tornaram ainda mais otimistas.
Segundo dados apresentados pela Stocklytics.com, a indústria de IA deverá atingir quase $830 mil milhões em valor até 2030, ou quase $90 mil milhões a mais do que o previsto anteriormente.
Precauções Contra Ataques Gerados por IA
Com o crescimento exponencial da IA, também aumentam os riscos associados a ataques gerados por IA. Para se precaver contra esses ataques, é fundamental que as pessoas tomem medidas de segurança cibernética eficazes. Uma das melhores formas de se proteger é utilizando uma VPN confiável como a VeePN, que oferece uma camada adicional de segurança e privacidade online, protegendo os seus dados pessoais contra possíveis ameaças.
Processamento de Linguagem Natural e Robótica de IA Verão a Maior Diferença de Crescimento
Nos últimos quatro anos, a inteligência artificial tornou-se sinónimo de crescimento. As empresas de IA lideraram a subida dos preços das ações e tornaram-se os novos objetos de destaque para os investidores de capital de risco. Ao mesmo tempo, as tecnologias de IA alcançaram centenas de milhões de utilizadores em todo o mundo, tanto no setor privado quanto no corporativo, ajudando-os a melhorar a eficiência e a tomada de decisões e a ganhar uma vantagem competitiva. Quatro anos de crescimento sem precedentes ajudaram a indústria de IA a praticamente duplicar, com a sua valorização a saltar de $93 mil milhões em 2020 para $194 mil milhões este ano.
De acordo com o Statista Market Insights, os próximos anos trarão um crescimento igualmente impressionante, muito maior do que o esperado anteriormente. No ano passado, a Statista previu que o mercado global de IA atingiria um valor de $738,7 mil milhões até 2030. No entanto, as projeções de mercado para 2024 mostram valores mais elevados, com o valor de mercado a subir para $826,7 mil milhões, ou quase $90 mil milhões a mais do que o previsto anteriormente.
O aprendizado de máquina continuará a ser o maior e mais lucrativo segmento de mercado, atingindo um valor de $503 mil milhões até o final da década, ainda $25 mil milhões a menos do que o esperado anteriormente. Os segmentos de visão computacional e tecnologia autónoma e de sensores também obtiveram avaliações de mercado mais baixas do que o esperado. Até 2030, espera-se que o mercado de visão computacional cresça 87% e atinja um valor de quase $47 mil milhões, abaixo dos quase $51 mil milhões nas previsões anteriores. O mercado de tecnologia autónoma e de sensores verá uma queda semelhante, com um valor de mercado previsto a cair de $59,5 mil milhões para $55,2 mil milhões em 2030.
Por outro lado, as projeções de mercado para o processamento de linguagem natural e robótica de IA tornaram-se bastante otimistas. A Statista espera que a robótica de IA atinja um valor de $64,3 mil milhões até 2030, quase o dobro da previsão anterior. O segmento de processamento de linguagem natural verá um crescimento ainda maior, atingindo uma valorização 147% maior de $156 mil milhões até o final da década.
Quase 730 Milhões de Pessoas Utilizarão Ferramentas de IA até o Final da Década
Os crescentes investimentos em investigação e desenvolvimento de IA, o uso crescente de IA em aplicações voltadas para o consumidor e uma demanda crescente por automação e otimização em vários setores ajudarão o mercado de IA a alcançar mais utilizadores do que nunca nos próximos anos.
A Statista projeta que aproximadamente 315 milhões de pessoas estarão a utilizar ferramentas de IA até o final de 2024. Com um estimado de 70 milhões de novos utilizadores a adotar a tecnologia a cada ano, o mercado de IA está pronto para se expandir significativamente, potencialmente alcançando quase 730 milhões de utilizadores até o final da década. Notavelmente, espera-se que um em cada três utilizadores seja dos Estados Unidos.
Dário é um fã de cultura pop em geral mas de banda desenhada e cinema em particular. Orgulha-se de não se ter rendido (ainda) às redes sociais.