A Dama Pé de Cabra e O Crime do Padre Amaro – Colecção Clássicos da Literatura Portuguesa
No dia 16 de julho de 2023, a Levoir e a RTP lançaram mais dois títulos da prestigiada coleção “Clássicos da Literatura Portuguesa em BD”. As novas obras adicionadas à coleção são “A Dama Pé-de-Cabra” de Alexandre Herculano e “O Crime do Padre Amaro” de Eça de Queirós, trazendo os clássicos da literatura portuguesa para o formato de banda desenhada.
A Dama Pé-de-Cabra
Autor Original: Alexandre Herculano
Alexandre Herculano, nascido a 28 de março de 1810, em Lisboa, e falecido a 18 de setembro de 1877, em Santarém, foi um proeminente poeta, romancista, historiador e ensaísta português. A sua obra, caracterizada por uma profunda coerência e um programa romântico-liberal, não só marcou a literatura como também refletiu a sua vida e convicções.
Adaptação e Ilustração: Manuel Morgado
Manuel Morgado, nascido em 1979, é um talentoso ilustrador, fotógrafo e autor de banda desenhada. Com um interesse pelo desenho desde a infância e uma paixão pela BD franco-belga, estudou design de comunicação na Arca-Euac, em Coimbra. Desde 2005, tem trabalhado como ilustrador para várias publicações e agências de publicidade. Manuel Morgado já tem vários livros publicados em França, onde alcançou grande sucesso.
A Lenda:
A lenda de “A Dama Pé-de-Cabra” foi transmitida oralmente desde o século XI e registada pela primeira vez no “Livro de Linhagens” do Conde D. Pedro no século XIV. Alexandre Herculano compilou a versão mais popular da lenda no seu livro “Lendas e Narrativas” (1851).
O Crime do Padre Amaro
Autor Original: Eça de Queirós
José Maria Eça de Queirós, nascido a 25 de novembro de 1845, na Póvoa de Varzim, e falecido a 16 de agosto de 1900, em Paris, é amplamente considerado um dos maiores romancistas da literatura portuguesa. Eça de Queirós foi um pioneiro do Realismo em Portugal, renovando profundamente a prosa literária portuguesa.
Adaptação: André Oliveira
André Oliveira é um argumentista multipremiado com mais de vinte obras publicadas, incluindo livros e minicomics em várias editoras nacionais. Ele é o responsável pela adaptação de “O Crime do Padre Amaro” para banda desenhada.
Ilustração: Ricardo Santo
Ricardo Santo, atualmente residente em Barcelona, é designer industrial, ilustrador, animador e autor de BD. Ele já recebeu vários prémios em festivais e certames de BD, incluindo o Amora BD em 1991 e o Festival de BD da Amadora em 2005.
A Obra:
“O Crime do Padre Amaro”, publicado em 1875, é uma denúncia da corrupção e manipulação dos padres em favor da elite e aborda a questão do celibato clerical. Esta obra marca o início do Realismo português e é considerada por muitos como a melhor obra do movimento.
Características dos Volumes 7 e 8
- Argumento e Ilustração Vol. 7: Manuel Morgado
- Argumento Vol. 8: André Oliveira
- Ilustração Vol. 8: Ricardo Santo
- Dossier Pedagógico Vol. 7 e 8: José Vieira
- Capa dura: Design de Silva Designers
- Preço: 15,90€
- Número de Páginas: 64
- Cor
- Formato: 210 x 285 mm
Estes lançamentos são uma oportunidade única para os amantes da literatura portuguesa e da banda desenhada apreciarem clássicos imortais numa nova e emocionante forma artística.
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.