A Banda Desenhada e o Álbum Ilustrado
Exposição na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro ::: 27 de Fevereiro a 20 de Março – Lisboa
“Strapazin: das Comic Magazin”, revista suíça, é indubitavelmente uma das melhores revistas de e sobre banda desenhada que se publicam na Europa. Cada número da revista desenvolve-se a partir de um conceito, de um desafio que, no número 87, publicado em Junho de 2007, foi lançado a ATAK, prestigiado autor alemão, e ao produtor cultural Matthias Schneider. Juntos convidaram dez ilustradores de álbuns ilustrados a realizarem a sua primeira banda desenhada, dando a cada um duas palavras-chave como ponto de partida.
Mais do que um mero exercício criativo, esta é uma forma de constatar se existem diferenças entre a ilustração de uma bd e de um texto. ATAK e Schneider procuram assim explorar a singularidade da imagem, questionar a intersecção de linguagens estéticas e a influência da bd no universo dos álbuns ilustrados, reflectir sobre os novos conceitos narrativos e sobre o impacto que a bd tem sobre este universo. A cada ilustrador foi pedido que descrevesse como encara este desafio, qual a sua concepção de álbum ilustrado e quais os criadores que os influenciaram.
A exposição, posterior à edição da revista e segunda vertente deste projecto, apresenta os originais dos participantes, alguns dos nomes mais significativos e prestigiados da ilustração para a infância: Natalie Leté (França), Worf Erlbruch (Alemanha – autor que este ano têm uma exposição retrospectiva na Ilustrarte), Nadia Budde (Alemanha), Klaus Ensikat (Alemanha), Volker Pfüller (Alemanha), Rotraut Susanne Berner (Alemanha), Sophie Dutertre (França), Goele Dewanckel (Bélgica), Jockum Nordström (Suécia) e Martin Jarrie (França). São igualmente apresentados os textos de cada ilustrador, o que permite ao visitante não só uma leitura contextualizada das imagens mas também desvendar alguns segredos destes criadores.
A inauguração será no dia 27 de Fevereiro, 16h, com a presença dos comissários. Às 17h há uma visita guiada por Matthias Schneider. Um dia antes (dia 26) na Escola Ar.Co de Lisboa há uma conversa com o ATAK, às 14h (acesso: 3€).
:::::::::::::::::::::::::::
ENTRADA LIVRE
Horários: 3ª a 6ª das 10h às 19h, 2ª e Sábado das 13h às 19h
Visitas guiadas:
Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro
Antigo Solar da Nora, nº 146
Estrada de Telheiras (metro: Telheiras)
Email: bib.oribeiro@cm-lisboa.pt
Tel: 217549030
:::::::::::::::::::::::::::
Produção: Bedeteca de Lisboa
Comissariado: ATAK e Matthias Schneider
Patrocínio: Goethe-Institut Portugal
Parcerias: Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro e Ar.Co
Links de interesse:
Atak : fcatak.de
Instituto Goethe : goethe.de/ins/pt/lis/deindex.htm
Strapazin : strapazin.ch
Mais informações através da Bedeteca de Lisboa
tel.: 21 850 71 00
bedeteca@cm-lisboa.pt
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.