Cinema: 3ª Edição Prémios Shortcutz Lisboa
Realiza-se, no dia 23 de Fevereiro no Musicbox, a 3.ª Edição dos Prémios Shortcutz Lisboa, movimento internacional de divulgação de curtas-metragens powered by Jameson Portugal, que distinguirá o melhor das curtas portuguesas que estiveram em competição durante o ano passado nas sessões semanais do Bicaense Bar, com um total de 17 categorias e mais de 40 nomeados: desde realizadores, actores e músicos, a muitos profissionais que fazem o cinema português acontecer.[fbshare]
Na noite mais longa das curtas, será entregue o prémio à Melhor Curta do Ano e à Melhor Curta Shortcutz Network, onde competem as melhores curtas das cidades que fazem parte do movimento – Lisboa, Porto, Londres, Berlim –, entre outras categorias que visam premiar um género cinematográfico que normalmente não é contemplado, designadamente Melhor Actor, Melhor Actriz, Melhor Música Original, Melhor Produção, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais.
Figura Shortcutz e Prémio Futuro
Os vencedores de cada categoria são eleitos pelo júri do Shortcutz Lisboa, constituído por 18 nomes reconhecidos no meio cinematográfico, jornalístico e musical português. Mas, nesta noite, são também atribuídos dois prémios da exclusiva responsabilidade da equipa do Shortcutz Lisboa: Figura Shortcutz, que este ano distingue o IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente, pelo trabalho desenvolvido desde há dez anos na promoção do cinema português, na formação de públicos e na dinamização cultural da cidade; e Prémio Futuro, que nesta edição será entregue à Zon Audiovisuais, como forma de reconhecimento e incentivo ao esforço que a distribuidora tem dedicado, sobretudo no último ano, à exibição de filmes portugueses nas salas nacionais, tendo alcançado já resultados inéditos neste sector ainda embrionário em Portugal.
[ad#posts-largo]Jameson Empire Awards Done in Sixty Seconds
À semelhança da última edição dos Prémios Shortcutz Lisboa, será entregue o prémio ao vencedor português do “Jameson Empire Awards Done in Sixty Seconds”, que irá representar o nosso país na grande final em Londres. É a segunda vez que Portugal entra neste prestigiado concurso internacional, tendo tido este ano a participação de 27 filmes a concurso. O vencedor é eleito pelo júri do Shortcutz Lisboa, parceiro na promoção e exibição das curtas a concurso, cujo conceito é fazer um remake de 60 segundos de um filme já creditado.
http://www.jamesonempirediss.
com/ Na entrega dos galardões, a par da presença de muitos convidados do panorama artístico e criativo português, está confirmada a presença de Jan Harlan, um dos produtores executivos de Stanley Kubrick em alguns dos mais aclamados filmes do realizador: Barry Lyndon (1975), The Shining (1980), Full Metal Jacket (1987), Eyes Wide Shut (1999), A Clockwork Orange (1971). Foi também o produtor executivo de Steven Spielberg em Artificial Intelligence: AI (2001).
A festa dos prémios – música e poesia
Nem só de nomeações e prémios vive este evento anual do Shortcutz Lisboa.
Leandro Morgado, performer e spoken word artist, abrirá a cerimónia com um momento exclusivo de poetry slam dedicado ao cinema.Na noite de 23 de Fevereiro, sobe ainda ao palco do Musicbox um nome da nova música portuguesa – Alex D’Alva Teixeira, convidado pelo Offbeatz(http://offbeatz.com), projecto que todas as quartas-feiras no Musicbox dá visibilidade aos talentos da nova música portuguesa e parceiro privilegiado, já que juntamente com o movimento Shortcutz faz parte do Labz, uma plataforma internacional da Subfilmes Creative Network, de divulgação de talentos na área da cultura urbana.
O Offbeatz, que tem ainda reservado um outro momento musical para a ocasião, com um convidado surpresa em registo acústico, vai também entregar o prémio de Melhor Videoclip do Ano, escolhido entre os seguintes finalistas das suas sessões: Macacos do Chinês (“Selva”), Stereoboy (“M-1”), 2 x os Youthless (“Monsta e Drugs”), A Armada (“Charanga é Rock n’ Roll”), Moonspell (“Lickanthrope”), PZ (“Croquetes”), DA CHICK (“Cocktail”) e Dj Ride (“Here Before”).
Depois de entregues os prémios, e até às 4h: DJ set com A Boy Named Sue & Nunchuck. O conhecido DJ de Coimbra e o realizador Eduardo Morais – autor do documentário sobre a história do rock português “Meio Metro de Pedra” –, com o alter ego Nunchuck, juntam-se nesta noite para partilhar a cabine do Musicbox.
[ad#post-largo]
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.