Cinema ao Ar Livre no IndieLisboa
O Cinema é também uma Tela ao Ar Livre na 17ª Edição do IndieLisboa
Faltam apenas duas semanas para o IndieLisboa, e com ele o culminar do Verão e, excepcionalmente este ano, também uma preocupação pós-quarentena de querer permanecer ao ar livre.
Uma sala é assim acrescentada às demais habituais (Culturgest, Cinema São Jorge, Cinema Ideal, Cinemateca Portuguesa): o Capitólio, onde haverão sessões ao ar livre. De filmes da Boca do Inferno – um deles Dreamland, onde o humor distópico e a coolness violenta de Bruce Macdonald é exemplificado – passando pela Competição Internacional – Baamum Nafi, a primeira longa-metragem do senegalês Mamadou Dia será um deles -, pelo Silvestre – com Overseas, um filme que reflecte sobre a escravatura moderna num mundo globalizado -, e chegando até ao IndieMusic – com Le Regard de Charles, no qual são compilados os vídeos diários de Charles Aznavour -, White Riot, sobre o surgimento do movimento anti-racista Rock Against Racism, e Show Me the Picture: The Story of Jim Marshall, um mergulhar na mitologia musical e contracultura dos anos 60 através das reconhecidas imagens do fotógrafo Jim Marshall.
Também na esplanada da Cinemateca, já um lugar de culto de Verão para todos os cinéfilos, acontecerão várias sessões ao ar livre, várias delas das retrospectivas Ousmane Sembène e 50 Anos Forum Berlinale.
Nenhum outro local na cidade de Lisboa podia receber a projecção na tela ao ar livre de Moolaadé, um dos filmes de Sembène, que nas palavras da directora e programadora Mafalda Melo “dignificam e homenageiam a mulher senegalesa moderna e livre”, ou de Eldridge Cleaver, Black Panther, o retrato de um militante do movimento Black Panther Party, pelo realizador e fotógrafo William Klein, uma obra que transcende a ideologia e é um olhar próximo sobre um revolucionário romântico, num exílio lírico e comovente.
No universo do IndieJúnior, também haverá cinema ao ar livre e, neste caso, pela primeira vez.
Serão duas as sessões ao ar livre. Para os mais novos, há a sessão Tudo em Família (+3 anos), composta por oito curtas-metragens para os mais pequenos, e que conta mais uma vez com a locução de Pedro Cardoso – acontece no dia 4 de Setembro no Capitólio às 21h. Para um público mais infanto-juvenil, passará a longa-metragem de Edmunds Jansons, Jacob, Mimmi e os Cães Falantes, um filme sobre um rapaz que, com a ajuda da sua prima mandona e de uma matilha de cães locais, embarcam num projecto para não deixar que um ganancioso homem de negócios transforme um parque local num arranha-céus, também no Capitólio, no dia 5 de Setembro às 21h.
A 17.ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema decorre entre os dias 25 de Agosto a 5 de Setembro no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal e na Cinemateca Portuguesa e Capitólio. Toda a programação poderá ser consultada em www.indielisboa.com e os bilhetes podem ser comprados na Ticketline ou nas bilheteiras físicas do festival.
A app oficial do festival também já pode ser descarregada, o que possibilitará a calendarização de sessões que se queira ver e personalizar a experiência do festival na palma da mão com acesso a notícias e informações adicionais dos filmes. Acede já em indielisboa.com/app.
O festival tem também um Whatsapp este ano, onde poderás não só tirar dúvidas, mas ter alguém do outro lado que te ajudará a navegar pelo programa.
Filmes que poderão ver projectados numa tela ao ar livre:
Capitólio
Dreamland, de Bruce McDonald • Boca do Inferno | Ficção, 2019, 92′ | 26 Agosto, 21h30
Baamum Nafi, de Mamadou Dia • Competição Internacional | Ficção, 2019, 109′ | 27 Agosto, 21h30
Yummy, de Lars Damoiseaux • Boca do Inferno | Ficção, 2019, 88′ | 28 Agosto, 21h30
Le Regard de Charles, de Marc di Domenico • IndieMusic | Documentário, 2019, 75′ | 29 Agosto, 21h30
The Other Lamb, de Malgorzata Szumowska • Boca do Inferno | Ficção, 2019, 97′ | 30 Agosto, 21h30
Greener Grass, de Dawn Luebbe, Jocelyn DeBoer • Boca do Inferno | Ficção, 2019, 95′ | 31 Agosto, 21h30
White Riot, de Rubika Shah • IndieMusic | Documentário, 2019, 80′ | 1 Setembro, 21h30
Overseas, de Sung-a Yoon • Silvestre | Documentário, 2019, 90′ | 2 Setembro, 21h30
Show Me the Picture: The Story of Jim Marshall, de Alfred George Bailey • IndieMusic | Documentário, 2019, 92′ | 3 Setembro, 21h30
Sessão Tudo em Família (+3 anos) • IndieJúnior | 45′ | 4 Setembro, 21h
Jacob, Mimmi e os Cães Falantes, de Edmunds Jansons • IndieJúnior | Animação, 2019, 70′ | 5 Setembro, 21h
Esplanada da Cinemateca Portuguesa
Ceddo, de Ousmane Sembène • Retrospectiva | Ficção, 1977, 120′ | 27 Agosto, 21h30
Guelwaar, de Ousmane Sembène • Retrospectiva | Ficção, 1992, 115′ | 28 Agosto, 21h30
Emitaï, de Ousmane Sembène • Retrospectiva | Ficção, 1971, 103′ | 29 Agosto, 21h30
Faat Kiné, de Ousmane Sembène • Retrospectiva | Ficção, 2001, 120′ | 31 Agosto, 21h30
W.R. – Misterije Organizma, de Dušan Makavejev • Retrospectiva | Ficção, 1971, 84’ | 1 Setembro, 21h30
Eldrige Cleaver, Black Panther, de William Klein • Retrospectiva | Documentário, 1970, 75′ | 3 Setembro, 21h30
Camp de Thiaroye, de Ousmane Sembène • Retrospectiva | Ficção, 1988, 157′ | 4 Setembro, 21h30
Moolaadé, de Ousmane Sembène • Retrospectiva | Ficção, 2004, 124′ | 5 Setembro, 21h30
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.