Astérix e Obélix enfrentam os chineses em novo filme
As filmagens da nova aventura cinematográfica de Astérix e Obélix devem começar um ano após o desaparecimento de Albert Uderzo, ou seja, em Março do próximo ano.
Astérix & Obélix: L’Empire du Milieu tinha estreia prevista para 2021, contudo é mais um dos muitos filmes cuja rodagem foi adiada devido à situação pandémica que assolou o planeta.
Astérix & Obélix: L’Empire du Milieu é uma produção do cinema europeu bastante ambiciosa, com um orçamento a rondar os 65 milhões de euros. Segundo o produtor Alain Attal (O Concerto, Pequenas Mentiras Entre Amigos), a ambição reside na vontade de fazer um filme de época, misturando a comédia e aventura com cenários grandiosos e figurinos deslumbrantes. A acção da história acontece há 2 mil anos, e para isso será construída uma vila, serão filmadas batalhas gigantescas, com recurso a muitos figurantes. Para credibilizar a aventura serão necessários muitos efeitos especiais, um elenco de luxo e algumas participações especiais.
Este será o quinto filme de uma saga cinematográfica que já conheceu três actores a interpretarem Astérix, a famosa personagem irreverente e resiliente criada por Goscinny e Uderzo. Recorde-se que Christian Clavier interpretou o pequeno gaulês em Astérix e Obélix contra César, em 1999, e em Astérix e Obélix: Missão Cleópatra, de 2002; Clovis Cornillac foi o actor escolhido para Astérix nos Jogos Olímpicos, de 2008; e Edouard Baer foi Astérix em Astérix e Obélix: Ao Serviço de Sua Majestade, de 2012.
Agora, Astérix será interpretado por Guillaume Canet (La Belle Époque, Pequenas Mentiras entre Amigos), que também assume a realização e a escrita do argumento, com a dupla Philippe Mechelen e Julien Hervé (Ursinho Procura-se).
Depois de Gérard Depardieu ter interpretado Obélix nas quatro adaptações cinematográficas anteriores, desta vez será Gilles Lellouche (Pequenas Mentiras entre Amigos, Ou Nadas ou Afundas) a dar corpo ao gigante gaulês que caiu no caldeirão da poção mágica quando era pequeno.
Marion Cotilard (La Vie en Rose, A Origem) vai interpretar Cleópatra, personagem que foi interpretada por Monica Bellucci no filme de 2002. Vincent Cassell (Cisne Negro, O Ódio)e Jonathan Cohen (Branca como Neve, Coexistir não é Fácil) também já estão confirmados no elenco.
A história de Astérix & Obélix: L’Empire du Milieu gira em torno da filha do imperador chinês Han Xuandi que, para fugir de um príncipe desonesto, procura na Gália a ajuda de Astérix e Obélix.
Através das redes sociais surgiu o rumor da participação de Donnie Yen, estrela de artes marciais da saga cinematográfica IP Man.
A companheira de Donnie Yen publicou no Twitter uma fotografia com vários conjuntos de argumentos, onde se reconhece o logotipo de Astérix, e acrescentou a legenda “Muita leitura hoje. Novos argumentos, projetos emocionantes!”
O mais recente filme com Donnie Yen, Ip Man 4 (inédito em Portugal) encontra-se actualmente em exibição em cinemas de diversos países. A estrela chinesa participou também Rogue One: Uma História de Star Wars, no inicio do ano estreou o divertido filme de acção Enter the Fat Dragon (inédito em Portugal) e aguarda a estreia de Mulan.
Será que a estrela das artes marciais vai entrar em rota de colisão com Astérix e Obélix? Aguardaremos pelo anúncio oficial.
BD de Luxo ou BD barata? (e outras cenas)
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.