IndieLisboa 2019 reúne mais de 250 filmes em Maio
[ad#artigo]
A 16ª edição do IndieLisboa Festival Internacional de Cinema chega no mês de maio com uma programação diversa nacional e internacional.
Numa programação diversa, o IndieLisboa pretende promover o diálogo entre diferentes gerações e geografias do cinema, ligando-se às urgências políticas, sociais e estéticas atuais. Dentro dos destaques, oferece um olhar transversal à cinematografia brasileira, na secção Herói Independente dedica um ciclo retrospectivo à grande musa do cinema francês, Anna Karina, na secção Silvestre o trabalho singular da dupla Caroline Poggi e Jonathan Vinel e nas competições principais a mais interessante produção recente, bem como no IndieJúnior.
Na competição nacional estarão 17 filmes que reforçam o papel da produção nacional no IndieLisboa, sendo um dos setores que mais espetadores traz ao festival. Entre os nomeados estão filmes como:
- Campo, de Tiago Hespanha, foi o grande vencedor do principal prémio do programa First Look no Festival de Locarno e é o único filme nacional selecionado para o Festival Cinéma du Rée.
- Tragam-me a Cabeça de Carmen M., de Felipe Bragança e Catarina Wallenstein, uma representação história do Brasil.
- Alva, Ico Costa. Uma história de solidão de um homem que se refugia na floresta após cometer um homicídio.
- A Minha Avó Trelototó, de Catarina Ruivo. Um filme sobre a ausência numa homenagem que tocante à memória da sua avó.
- Tristeza e Alegria na Vida das Girafas, de Tiago Guedes. A aventura de uma menina e o seu urso de peluche suicida por uma Lisboa onde a crise espreita a cada encontro.
- Mar, de Margarida Gil. Uma memória da epopeia marítima portuguesa, a polaridade Ocidente/Oriente e o embate com o atual drama dos refugiados.
Nas curta-metragens destaca-se as estreias:
- Fordlândia Malaise, de Susana Sousa Dias.
- O Mar Enrola na Areia, de Catarina Mourão.
- Filomena, de Pedro Cabeleira.
- Past Perfect, de Jorge Jácome.
Produções nacionais também irão marcar presença nas sessões especiais:
- Hotel Império, de Ivo Ferreira. O realizador também trará ao festival a antestreia da sua série Sul.
- Understory, de Margarida Cardoso.
- Donzela Guerreira, de Marta Pessoa.
- Um Ramadão em Lisboa, de Catarina Alves Costa, Amaya Sumpsi e Carlos Lima.
O restante calendário do festival já está disponível em indielisboa.com onde poderão ser descobertos a sessão especial de animação polaca infantil dos anos 60 e 70, o cine-concerto realizado em parceria com a Casa da Música, os filmes mais extremos da secção Boca do Inferno, o programa de conversas e indústria do evento, assim como vários momentos de encontro entre o cinema e outras áreas artísticas.
- A 16.ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema decorre entre os dias 2 a 12 de Maio no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal e na Cinemateca Portuguesa.
[ad#adapt]
Sempre à espera de mais recomendações com esperança que a sua watchlist nunca acabe.
Operador de Câmara & AC Profissional.