“Massacre no Texas” celebra 50 anos no cinema
Para a celebração do 50º aniversário de Massacre no Texas, uma das obras mais profundamente influentes da história do cinema de terror, as salas de cinema portuguesas apresentam o filme recentemente restaurado numa exibição muito especial.
Apesar de sido inicialmente ter sido rejeitado pelas cenas violentas e proibido em alguns países, Massacre no Texas tornou-se numa maior referência do cinema original desde o lançamento original em 1974.
O filme recebeu aclamação quase universal e agora é amplamente reconhecido por refletir a desilusão da política da era da Guerra do Vietname e o os laços familiares e o cinema de terror.
Filme independente, de orçamento modesto, do realizador Tobe Hooper (1943–2017) e do argumentista Kim Henkel, começa numa viagem por um coração ensolarado e vagamente sinistro — e rapidamente, de forma chocante, desce para um conto de abdução por um culto de empreendedores canibais. A visão de pesadelo do filme e a sátira macabra dos valores americanos lhe renderam gerações de fãs e o reconhecimento de académicos, para além de ter tido uma inesperada influência artística.
Há 50 anos, cinco jovens numa escapadela de fim-de-semana, no interior do Texas, foram vítimas de um carniceiro com uma máscara feita de pele humana e da sua família canibal. E o cinema de terror nunca mais seria o mesmo…
“Um dos poucos filmes perfeitos já realizados.” – Quentin Tarantino
“O filme mais assustador que alguma vez vi.” – Stephen King
“O filme de terror definitivo.” – Guillermo Del Toro
“O melhor filme de terror de todos os tempos.” – VARIETY
Esta obra-prima do terror resistiu ao teste do tempo tornando-se um filme de referência e um marco cultural.
Massacre no Texas – 50ºAniversário restaurado em 4K, o massacre original regressa ao grande ecrã, este Halloween.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.