Curtas’24: Morgan Quaintance em destaque
O Curtas Vila do Conde terá lugar entre os dias 12 e 21 de julho e anunciará mais detalhes da sua programação nos próximos meses. Mais informações e acreditações em https://www.festival.
Das novidades, adianta-se que Morgan Quaintance será um dos autores em destaque na edição deste ano, num programa que integra filmes, uma carta branca e uma exposição com obras inéditas na Solar – Galeria de Arte Cinemática.
Artista e escritor, o trabalho de Morgan Quaintance cruza o cinema experimental, o filme ensaístico, a autobiografia documental e o trabalho articulado de som. Interessado pelas matérias da condição humana, da etnografia, da contracultura e em histórias Afro-Caribenhas, Britânicas e da Ásia Oriental, o trabalho de Quaintance navega por temas que marcam a construção do agora: identidade racial, política e ativismo, memória e história, o impacto da tecnologia e dos media no mundo contemporâneo, a psicologia e a existência humana. Os seus textos – criticamente incisivos – integram regularmente publicações como o Art Monthly e a The Wire, e as suas obras cinematográficas têm sido exibidas em diversos festivais e instituições de renome mundial. No Curtas Vila do Conde, Morgan Quaintance integrou três vezes a Competição Experimental, vencendo-a em 2020 e 2021 com as obras South e Surviving You, Always respetivamente.
O 32.º Curtas Vila do Conde apresentará um programa completo dedicado a Morgan Quaintance, combinando uma retrospectiva parcial da sua obra e uma Carta Branca. Paralelamente, o festival inaugura a sua primeira exposição em Portugal, na Solar — Galeria de Arte Cinemática. Efforts of Nature IV apresentará uma proposta expositiva inédita e site specific, que incita reflexões articuladas em torno da passagem do tempo, da mortalidade, da dissolução do corpo e da desintegração das calotas polares. Com recurso a imagem em movimento, imagens de satélite, obras sonoras, fotografias e outros documentos, Quaintance procura relacionar os estados mentais individuais e mudanças planetárias nas condições ambientais
O artista marcará presença no festival, onde orientará uma visita guiada à exposição e uma masterclass sobre o peso da falência física do corpo no momento da criação artística, baseada na sua própria experiência com a dor crónica.
Morgan Quaintance
Programação fílmica:
All Divided Selves, Luke Fowler, 93’
Norwegian Wood, Tran Anh Hung, 133’
Palace, Morgan Quaintance, 3’
Repetitions, Morgan Quaintance, 24’
Puerto Rican Obituary (excerpt), Pedro Pietri , 4’
Ecce Homo, Jerry Tartaglia, 7’
Telephone Booth Number 905 ½, Pedro Pietri, 1’
Efforts of Nature, Morgan Quaintance, 20’
Partners, Morgan Quaintance, 4’
RIP, Morgan Quaintance, 3’
Surviving You, Always, Morgan Quaintance, 18’
Sixth Form Acid, Morgan Quaintance, 2’
PULN, Philippe Brioude, 3’30’’
Numerology, Morgan Quaintance, 2’32’’
South, Morgan Quaintance, 28’
New Covenant, Morgan Quaintance, 3’
Or Anything at All Except the Dark Pavement, Théodora Barat, 5’
Early Years, Morgan Quaintance, 15’
Sonja Ferlov Mancoba – A Danish Sculptor in Paris, Torban Glarbo, 35’
Missing Time, Morgan Quaintance, 15’
Dissonant, Manon de Boer, 11’
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.