Jogos: Plumbers Don’t Wear Ties: Definitive Edition – Análise
Plumbers Don’t Wear Ties: Definitive Edition é uma carta de amor a um clássico de culto, oferecendo a oportunidade de revisitar o charme peculiar do título original de 1993, juntamente com alguns toques modernos bem-vindos.
Confesso que não sou propriamente um desconhecido em relação a Plumbers Don’t Wear Ties. Vi o famoso vídeo do Angry Videogame Nerd, além de pôr conta desse mesmo vídeo, ter entrado numa demanda para jogar esta pérola esquecida, de tão mau que era na altura. E claro, quando esta remasterização foi anunciada tive de a jogar.
A jogabilidade central permanece deliciosamente inalterada. Mergulhamos num mundo bizarro, como o nosso canalizador fora de moda, Jack. O facto de os visuais não terem sido alterados na sua maioria acaba por fazer com que se torne ainda mais divertido. Isto é um produto do passado em que se tentava ser o mais arrojado possível e apenas temos de abraçar esse pormenor e a questão de conseguir tornar-se absurdo e hilariante ao mesmo tempo.
No entanto, um dos motivos para agarrar esta versão é o modo de galeria abrangente. Aqui encontramos uma verdadeira arca do tesouro de arte conceitual, materiais de bastidores e até mesmo recursos do lançamento original. Este modo é uma delícia para os fãs que desejam mergulhar mais fundo na história de desenvolvimento incomum do jogo.
Porém, mesmo que a jogabilidade principal seja boa, alguns podem achar a mecânica das masmorras um pouco repetitiva, especialmente para as sensibilidades modernas. O sistema de combate, em particular, parece desajeitado em comparação com títulos mais orientados para a ação.
Resta concluir que, Plumbers Don’t Wear Ties: Definitive Edition é uma remasterização de nicho, mas para fãs do original ou aqueles curiosos sobre uma estranheza do jogo, vale a pena comprar.
Nota: 8/10
Plumbers Don’t Wear Ties: Definitive Edition está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series e Nintendo Switch (versão jogada)
Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.