Prémio Vasco Granja: HBO Max junta-se ao MONSTRA
A HBO Max junta-se à 23ª edição da MONSTRA, Festival de Animação de Lisboa com a atribuição do Prémio Especial do Júri da Competição Vasco Granja.
O melhor do cinema de animação mundial volta a conquistar a cidade de Lisboa, de 7 a 17 de março. Este ano sob o tema “Liberdade de Expressão”, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o festival apresenta cerca de 400 filmes, dos quais se distinguem 27 estreias mundiais, 24 internacionais e 143 nacionais. Também exposições, masterclasses, oficinas, partilhas e encontros integram os 11 dias de intensa e desafiante programação, na sua casa de sempre, o Cinema São Jorge, e ainda na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no Cinema City Alvalade e no Cinema Fernando Lopes.
Os filmes e séries selecionados para o Prémio da Competição Vasco Granja são os seguintes:
PÁSCOA
Num registo autobiográfico, baseado em factos reais, seguimos estrada fora com a família Ruivo até Castelo de Vide, palco da famosa chocalhada nocturna, na Páscoa. Mas nem tudo corre como o esperado. Ou talvez sim…
SOMBRAS DA MANHÃ
“Passo a minha vida sentado, como um anjo nas mãos de um barbeiro.” – Rimbaud. Considere-se a associação sugerida por uma barbearia, entre uma lâmina de barbear e uma caneta, o pincel de um pintor e um barbeiro, água, sangue e tinta. A maneira como o personagem principal vivencia coisas elementares. A luz que viaja pelo espaço habita o corpo, seus gestos, sensações e movimento.
O CONTO DA RAPOSA
Uma raposa esfomeada disputa pelo último bago no topo da árvore.
A RAPARIGA DE OLHOS GRANDES E O RAPAZ DE PERNAS COMPRIDAS
Esta é uma história de amor cheia de encontros e desencontros, na qual reside uma presença constante de uma busca incessante pelos relacionamentos de felicidade e autoestima entre os dois personagens.
OLHA
No processo de criação do argumento de um filme, dois argumentistas conjuram alguns dos seus fantasmas passados, presentes ou futuros, projetando as suas indecisões e diferenças na jornada dos personagens fictícios, possivelmente seus alter egos.
A RAPARIGA QUE CAMINHAVA SOBRE A NEVE
Num lugar distante, a mais triste das raparigas carrega dentro de si uma escuridão temida por todos. Com medo de que a sua melancolia contamine tudo ao seu redor, ela só ousa aventurar-se ao exterior quando neva, confiante de que o manto branco de pureza irá camuflar a sua tristeza.
SOPA FRIA
Uma mulher, vítima de violência doméstica, recorda os anos em que esteve casada e como foi difícil manter-se à tona.
MOTUS
Motus: um corpo em movimento. Uma animação stop-motion onde concepção, degradação e regeneração coabitam de maneira única. Uma criação numa chapa de metal usando etanol como matéria-prima.
BURRO
Alma acorda todos os dias com uma nova condição, sofrendo as mais variadas transformações físicas que refletem os seus sentimentos de inadequação e a impedem de seguir uma rotina diária normal. A cada dia que passa, Alma sente-se gradualmente mais só e afastada de todos.
QUASE ME LEMBRO
Uma mulher deambula por entre a impermanência das suas memórias de infância, tentando reconstruir a história da casa onde viveu o seu avô.
DE IMPERIO
Durante uma noite tranquila, um grupo de fugitivos tenta encontrar o caminho para o centro do edifício, onde toda a resistência se está a juntar. Evitando a vigilância, eles passam pelas salas dos Gigantes e testemunham as suas rotinas macabras.
Mais informações sobre estes títulos em: https://monstrafestival.com/
A destacar ainda nesta edição da Montra, o visionamento do primeiro episódio da segunda temporada de série de sucesso da Adult Swim, ROYAL CRACKERS, criada por Jason Ruiz e recentemente estreada na HBO Max.
Na segunda temporada de ROYAL CRACKERS, a história aprofunda os problemas paternos dos irmãos Stebe (Ruiz) e Theo (Santino), que são forçados a confrontar o passado sombrio do pai. Theo continua a lidar com as consequências da sua queda do estrelato e tenta navegar em direção à autoaceitação. Enquanto isso, o relacionamento altamente sexualmente carregado de Deb (St. Clair) e Stebe passa por desafios significativos, colocando o seu vínculo à prova. Matt (Flanagan) luta para se adaptar à escola e à família. Ao mesmo tempo, a empresa Royal Crackers tenta não apenas manter a relevância, mas também tornar-se no aperitivo mais popular em todo o mundo.
Esta sessão especial terá lugar no dia 11 de março às 17h15 no Cinema São Jorge (sala 2).
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.