Mario vs. Donkey Kong: Um clássico regressa!
Uma rivalidade é reacendida na Nintendo Switch com o regresso de Mario vs Donkey Kong. Mas será este um bom remake?
Devo admitir, quando liguei a Nintendo Switch com este jogo, pensei automaticamente “ó tempo volta atrás”. Imaginei-me novamente em 2004, quando este jogo saiu inicialmente para os europeus. Mais perfeito ainda seria se estivesse a chover, pois naquele tempo Novembro já era sinal de frio e chuvas, além de muitas horas agarrado às consolas e ao computador a jogar. Aliás, estaria a mentir se não dissesse que fiquei automaticamente convencido quando vi este remake a ser anunciado.
Para quem não conhece o jogo, a história que nos é apresentada é uma espécie de sequela de Donkey Kong original. Donkey Kong fica enfurecido por conta dos Mini-Marios terem rapidamente esgotado e então decide invadir a fábrica de brinquedos para os sequestrar. Cabe agora a Mario navegar por níveis inteligentemente senhados, resolver quebra-cabeças e derrotar Donkey Kong para resgatar a sua versão em miniatura. Vou ser sincero, nunca achei esta a melhor história do universo, mas, ao mesmo tempo serve como uma razão completamente plausível para este jogo (e as suas sequelas) existir.
Em termos de jogabilidade, estamos perante uma combinação de elementos de plataforma e puzzle de forma harmoniosa. Os jogadores guiam Mario por níveis repletos de obstáculos, inimigos e objetos interativos. O objetivo é chegar ao final de cada fase enquanto apanhamos os Mini-Marios espalhados por todo o caminho. O aspecto de puzzle do jogo brilha à medida que os jogadores utilizam as mais variadas ferramentas e engenhocas para manipular o ambiente, de forma a criar caminhos e guiar os Mini-Marios para a segurança. Martelos quebram blocos, bombas removem obstáculos e ventiladores impulsionam personagens para cima. Dominar essas mecânicas e usá-las estrategicamente torna-se crucial para progredir.
Falando agora especificamente da versão da Nintendo Switch, é natural que um dos maiores destaques sejam os visuais impressionantemente renovados, dando nova vida aos personagens e a ambientes clássicos. A banda sonora permanece fiel ao original, mas ao mesmo tempo oferece um toque de modernidade. Além disso, o jogo introduz um novo “modo fácil” para jogadores mais jovens ou para aqueles que queiram jogar de forma mais relaxante e sem grandes problemas.
Além de toda esta renovação gráfica também existem níveis extra para deliciarem os jogadores. Os 8 mundos para explorar já não eram tarefa fácil, mas com níveis extra torna tudo muito melhor.
Resta concluir que, Mario vs Donkey Kong é um remake bem-vindo. Cheio de genica e trazendo alguma nostalgia para aqueles que o jogaram anteriormente, é uma bela porta de entrada para os jogos de quebra-cabeças da série.
Nota: 9/10
Mario vs Donkey Kong está disponível em exclusivo na Nintendo Switch
Um pequeno ser com grande apetite para cinema, séries e videojogos. Fanboy compulsivo de séries clássicas da Nintendo.