Craftomation 101: programar a jogar
No derradeiro desafio para provar que a inteligência humana está ao nível da artificial, o Central Comics não sabe se esteve à altura, mas divertiu-se à brava a experimentar Craftomation 101.
Sinopse de Craftomation 101
Ao aterrares num planeta desconhecido e congelado, a tua missão é terraformares o teu novo lar com um exército de robôs. Para tal, terá de os programar de forma a tornarem-se autossuficientes.
Craftomation 101 está a ser desenvolvido pela Luden.io, e tem data de lançamento agendada para 19 de fevereiro.
Análise de Crafotmation 101
Não é fácil criar um jogo que seja simultaneamente divertido e educativo. Consigo pensar em um ou dois nomes, como Kerbal Space Program ou Autonauts, mas para mim, esta é uma categoria muito restrita. Porém, parece-me que Craftomation 101 está no caminho certo para se juntar ao grupo.
Existem aspetos evidentes a ser melhorados, mas não posso dizer que me tenha deparado com problemas relevantes durante uma experiência que se revelou muito agradável e relaxante.
História de Crafotmation 101
Por enquanto, a narrativa de Craftomation 101 ainda tem a profundidade de um caloiro do curso de Ciências Políticas, tanto por se tratar de um jogo sandbox, como por ainda estar em desenvolvimento. Somos imediatamente inseridos num contexto em que aterramos num planeta desconhecido e congelado, e contamos apenas com um robô para nos ajudar a criar uma espécie de linha de montagem para tornar o planeta habitável.
Não existem, por agora, diálogos relevantes no jogo, mas o tutorial é bastante intuitivo e está inserido na jogabilidade.
Jogabilidade de Craftomation 101
O loop de Craftomation 101 é intuitivo e lógico. Aliás, a palavra de ordem do jogo parece-me ser precisamente essa: lógica. O jogo ensina-nos o «beabá» da programação dos nossos robôs, mas cabe-nos pensar na melhor forma de otimizar os códigos que criamos e de gerir os recursos ao nosso dispor para resolvermos os problemas que se nos deparam, seja descongelar uma parte do mapa, automatizar a produção e armazenamento de um certo tipo de recurso, ou manter as baterias dos robôs carregadas.
À medida que vamos progredindo no jogo, vamos desvendando mais áreas do mapa, mais tipos de robôs e mais tecnologias, num sistema que vai ficando cada vez mais complexo e que exige criatividade para lidar com os problemas logísticos inerentes ao seu crescimento, tal como acontece quando adotamos uma gatinha vadia a pensar que podemos facilmente tomar conta dela e, de repente, nasce uma ninhada de 10 gatinhos.
Gráficos e som de Craftomation 101
Os gráficos de Craftomation 101 são simples e, embora cumpram o propósito, talvez pudessem ser um bocadinho mais trabalhados no sentido de incluir maior diversidade artística, seja nos assets, nos sprites ou em outras animações, já que denunciam a simplicidade do próprio jogo.
Quanto ao som, ocorreu algo estranho — não vos consigo justificar exatamente porquê, mas adoro a música. Trata-se de uma música ambiente não trabalhada por aí além, mas, por alguma razão que desconheço por completo, conquistou-me totalmente com uma melodia relaxante e quase infantil. Adorei.
Postas de pescada e um par de botas
Craftomation 101 é um jogo adequado para toda a família e parece-me capaz de divertir qualquer geração de gamers. Não esperem um AAA com ação alucinante ou uma profundidade estratégica que nos faz perder horas de sono, mas penso que podem contar com um jogo descontraído que vos vai entreter umas boas horas. Além disso, podem até aprender alguma coisa no processo.
O jogo vai ser lançado em acesso antecipado, mas a equipa de desenvolvimento está muito ativa e já se comprometeu com um roadmap que inclui a adição de mais classes de robôs, edifícios programáveis, mais áreas para explorar, ferramentas de auxílio à programação dos robôs e muito mais.
+++
Atmosfera descontraída e pedagógica, música.
—
Gráficos.
Embora não atribua já uma classificação a Craftomation 101 por se tratar de um jogo por lançar, posso garantir que atribuiria uma bem positiva nos estado em que está. Mal posso esperar por mais conteúdo.
Para terminar, fica a dica indispensável: é verdade que podem aprender algo no jogo, mas não desistam já do curso de Engenharia Eletrotécnica.
Plataforma testada: PC
Gameplay de Craftomation 101:
Gamer inveterado que não dispensa uma boa série e nunca diz ‘não’ a uma sessão de cinema… Com pipocas, se faz favor!