O Dia Mais Curto: 30 anos de “Os Salteadores”
No próximo dia 21 de dezembro, dia que assinala o regresso do Inverno, às 20:30 horas, celebram-se os 30 anos da curta-metragem de animação Os Salteadores no Cinema Trindade, com a exibição de uma nova cópia digitalizada pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (medida integrada no programa Next Generation EU).
A produção desta obra-prima coincidiu num momento que agregou diversos autores contemporâneos, tal como Regina Pessoa, que hoje dinamizam e contribuem para a elevação do cinema de animação português nos circuitos internacionais.
O Dia Mais Curto regressa em dezembro, com uma edição à medida dos seus 11 anos de existência. Junte-se a nós e dê as boas-vindas a mais um Inverno na companhia de uma fantástica sessão de cinema!
Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério norte. Este fenómeno astronómico que assinala o dia mais curto do ano, inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto em todo o mundo: O Dia Mais Curto.
A Agência da Curta Metragem apresenta este ano 4 programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses ou internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, no continente e ilhas.
Para destacar as produções feitas em Portugal, o programa “Novas Curtas Portuguesas” inclui algumas narrativas que farão refletir sobre alguns problemas na sociedade atual. “Curtas do Mundo” apresenta uma seleção das curtas-metragens internacionais que competem para o prémio ESFAA (European Short Film Audience Award) 2023, enquanto as secções dedicadas aos mais novos, “Curtinhas para Todos” (M/6) e “Amiguinhos” (M/3), destinam-se a explorar os universos emblemáticos do cinema de animação.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.