Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Análise: Operation Wolf Returns: First Mission

Operation Wolf Returns: First Mission é o regresso de um clássico das arcadas de 1987, mas será que nos faz voltar a sentir a adrenalina de outros tempos?

“Operation Wolf”

é um clássico dos videojogos lançado pela Taito em 1987 que fez furor nas arcadas e em várias consolas domésticas da época.

Naquele tempo eu ainda não tinha idade para frequentar os salões de jogos, pois em Portugal só era permitido para maiores de 16 anos (salvo o erro), mas sempre que encontrava a arcada nas barracas do Sr. de Matosinhos ou S. João, onde não havia controlo nenhum, não conseguia evitar gastar umas moedas. 

No entanto, onde eu joguei imenso foi mesmo no meu velho amigo ZX Spectrum. Aliás, Operation Wolf foi mesmo um dos jogos da minha vida. Por isso, quando descobri que ele estava de regresso, tinha mesmo de experimentar!

“Operation Wolf Returns: First Mission”,

da Microids é uma reinterpretação desse clássico e é um daqueles jogo que põe a tua mira à prova, literalmente! Imagina-te como um soldado numa missão super intensa. A tua tarefa? Resgatar prisioneiros de guerra e fazer frente a uma horda interminável de inimigos. 

Operation Wolf Returns: First Mission

O jogo desenrola-se numa perspetiva de tiro em primeira pessoa, ou seja, vês tudo como se estivesses nos olhos da tua personagem. A ação é rápida e furiosa, com inimigos a aparecerem de todos os lados. Para te defenderes, agora tens 5 armas à tua disposição: dois tipos de metralhadora, uma pistola, uma caçadeira e as típicas granadas. Mas atenção que só a pistola, a mais fraca delas todas, é que tem munição infinita, as restantes terás de apanhar recargas durante as tuas missões.

Sim, este é um típico e simples rail shooter. Esquece os problemas do dia a dia, e não te preocupes em resolver puzzles, descobrir qual o caminho a seguir num imenso mapa nem decorar uma infindável combinação de botões para os mais variados golpes ou opções. Aqui basta ir escolhendo a arma, apontar, disparar como um lunático e desfrutar a viagem.

Vejam aqui uma hora da minha gameplay:

O que torna este jogo tão cativante é a sua jogabilidade desafiante. Precisas de ser rápido no gatilho e ter precisão de sniper para sobreviver às ondas de inimigos e completar as seis missões disponíveis.

Outra da diferença para com o jogo original é que agora tens a opção de te manteres escondido, para descansar ou carregar a tua arma, e também zonas onde podes decidir se vais para a esquerda ou para a direita. Apesar de ires sempre parar ao mesmo final de cada fase, que termina sempre com um boss poderoso, sempre tens dois cenários parciais diferentes.

Os gráficos são bastante cartunescos mas combina bem com a boa disposição e humor que os criadores quiseram transmitir, e a música e efeitos sonoros contribuem para criar uma atmosfera de tensão durante o jogo.

Operation Wolf Returns: First Mission

“Operation Wolf Returns: First Mission” é um daqueles jogos que te fazem sentir como se estivesses num filme de ação, com adrenalina do início ao fim. Muito divertido com um ou dois jogadores, mas que peca pela sua curtíssima campanha (sem morrer e ter de repetir as fases, acaba-se o jogo numa hora e meia); por não ter a opção de vários níveis de dificuldade – tem apenas um grau fixo de dificuldade que diria ser de médio-baixo; e por ter muita pouca rejogabilidade. 

Há que referir que, como complemento, tens um modo de sobrevivência que através de um único ponto de batalha mas com múltiplas vistas, terás de enfrentar hordas infinitas de inimigos.

Classificação: 8/10

Operation Wolf Returns: First Mission (não-VR) está disponível na PlayStation 4 (versão testada), PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series e PC. Operation Wolf Returns: First Mission VR está disponível em Steam VR, Meta Quest 2, PlayStation VR 2, Pico 4 , GOG e Epic Game Store.

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights