Bilheteiras: estreias discutem liderança
A discussão pelo título de filme mais procurado nas bilheteiras foi entre duas estreias, Saw X e Trolls 3 – Todos Juntos!.
O regresso das divertidas personagens da saga de animação Trolls levou a melhor no número de bilhetes vendidos. Trolls 3 – Todos Juntos! somou 25 186 bilhetes vendidos ao longo do fim-de-semana.
Os filmes anteriores da saga tiveram resultados bem distintos: Trolls totalizou 35 790 bilhetes vendidos no fim-de-semana de estreia em 2016, enquanto Trolls: Tour Mundial enfrentou as fortes restrições do período pandémico e perfez 2 387 espectadores no rimeiro fim-de-semana em cartaz.
Com a celebração do Halloween no horizonte, os cinemas apresentam o regresso de John Kramer no novo filme de terror da saga Saw, Saw X.
Com Jigsaw de regresso, Saw X levou aos cinemas 25 158 espectadores. O resultado traduz-se no título com maior receita de bilheteira ao longo do fim-de-semana e no título com melhor média de espectadores por ecrã. Leia aqui a nossa análise a Saw X.
Iniciada em 2004, com Saw – Enigma Mortal, a saga Saw foi conquistando público.
O primeiro título, que por cá estreou em 2005, terminou a carreira comercial nas salas de cinema com 43 mil bilhetes vendidos; Saw II – A Experiência do Medo saiu de exibição após ter vendido pouco mais de 76 mil bilhetes; Saw 3: O Legado terminou a carreira nos cinemas depois de ter sido visto por quase 89 mil espectadores; Saw 4 – A Revelação somou 91 mil bilhetes vendidos; Saw 5 – A Sucessão ultrapassou a marca dos 100 mil espectadores, vendendo um total de 104 283 bilhetes; Saw 6 – Jogos Mortais saiu dos cinemas com 27 264 bilhetes vendidos; Saw 3D – O Capítulo Final recebeu a atenção no total de 98 mil espectadores; Jigsaw – O Legado de Saw levou 23 mil espectadores aos cinemas nos primeiros 4 dias, e saiu nos cinemas depois de ter vendido 91 598 bilhetes; mais recentemente, Spiral – O Novo Capítulo de Saw em tempos de restrições pandémicas somou 6 310 espectadores em 4 dias e concluiu a carreira comercial com um pouco menos de 18 mil bilhetes vendidos.
Assassinos da Lua das Flores, interpretado por Leonardo DiCaprio, Robert De Niro e LilyGladstone foi o terceiro título mais procurado nas bilheteiras portuguesas. Com 21 mil bilhetes vendidos ao longo do fim-de-semana, Assassinos da Lua das Flores já totaliza 72 479 espectadores desde a estreia na passada semana.
Patrulha Pata: o Super Filme permanece como opção para uma ida ao cinema em família. No início da quinta semana em cartaz, a divertida aventura de animação vendeu mais 9 530 bilhetes. Patrulha Pata: o Super Filme acumula um total de 130 mil espectadores.
O Assassino, o mais recente filme de David Fincher, chegou aos cinemas uns dias antes de ser lançado na plataforma de streaming Netflix. A estreia nas salas de cinema traduziu-se em 6 924 bilhetes vendidos.
Sobre as restantes estreias da semana, destaque para:
– a incursão de Edgar Pêra no universo de Fernando Pessoa em Não Sou Nada – The Nothingness Club somou 2 001 espectadores;
– a comédia francesa Uma Profissão Séria totalizou 956 bilhetes vendidos;
– de frança chegou o thriller Kompromat – O Dossier Russo, que levou 578 espectadores às salas de cinema;
No passado fim-de-semana foram vendidos 125 703 bilhetes nos cinemas portugueses.
Box Office Portugal – Fim-de-Semana de 26 a 29 de outubro
# |
TÍTULO |
Nº DIAS |
ESPECTADORES |
ECRÃS |
TOTAL DE ESPECTADORES |
1 |
Trolls 3- Todos Juntos! |
4 |
25 186 |
107 |
25 186 |
2 |
Saw X |
4 |
25 158 |
72 |
25 158 |
3 |
Assassinos da Lua das Flores |
11 |
9 530 |
103 |
72 479 |
4 |
Patrulha Pata: O Super Filme |
32 |
9 530 |
59 |
130 310 |
5 |
O Assassino |
4 |
6 924 |
37 |
6 924 |
6 |
O Exorcista: Crente |
25 |
6 583 |
45 |
81 953 |
7 |
O Criador |
32 |
4 291 |
30 |
69 861 |
8 |
Os Mercen4rios |
39 |
3 253 |
29 |
103 377 |
9 |
Mistério em Veneza |
46 |
3 245 |
26 |
113 870 |
10 |
Golpe de Sorte |
25 |
2 563 |
23 |
39 841 |
Dados ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual; Ordenado por número de espectadores.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.